Com direito à gafe e vaias, Clésio filia Arleu da Silveira no PSD
Ricardo Guidi não se intimidou e lançou a pré-candidatura à prefeitura de Criciúma
• Atualizado
Podia se esperar tudo do evento de PSD, em Criciúma, que reuniu mais de 2 mil pessoas, no AM Master Hall, na quarta-feira (6) à noite, mais o público partidário assistiu a muito mais do que imaginava, no pano de fundo da filiação do vereador licenciado Arleu da Silveira, candidato do prefeito Clésio Salvaro à sua sucessão. Clésio, o anfitrião, acabou vaiado quando cometeu um ato falho e pediu voto para o 45, número do PSDB onde foi filiado por mais de 20 anos, em vez de 55, a referência numérica pessedista.
Não foi o único a receber apupos da plateia que lotou o local. Sobrou também para o deputado federal licenciado Ricardo Guidi, secretário estadual de Meio Ambiente e Economia Verde, que preside o partido na maior cidade do Sul catarinense, pelo menos até a convenção no próximo dia 18. Guidi também foi vaiado e aplaudido por duas vezes: quando foi chamado ao palco do evento e quando, corajosamente e sem se intimidar, lançou a pré-candidatura à prefeitura.
O gesto mostrou que Guidi prepara uma honrosa saída do PSD, com elementos que comprovam a falta de clima na sigla, e que Clésio, ao lado do deputado estadual Julio Garcia, outro líder regional, pavimenta a candidatura de Arleu, apoiada também pelo time estadual composto pelos prefeitos João Rodrigues (Chapecó), Topázio Neto (Florianópolis), Orvino Coelho de Ávila (São José), Liba Fronza (Navegantes), José Thomé (Rio do Sul), Aníbal Brambila (Maracajá), Neguinho (Forquilhinha), Franqui Salvaro (Siderópolis), Roberto Kurten Marcelino (Braço do Norte) e Jairo Cascaes (Tubarão), a maioria candidato à reeleição, que se acotovelaram no palco. Com eles estavam o deputado estadual Napoleão Bernardes, 10 vice-prefeitos e 20 novos pré-candidatos a prefeitos no sul do estado pelo PSD.
O presidente estadual do partido, Eron Giordani, comemorou a chegada de quatro vereadores de Criciúma e mais 25 vereadores na região sul. A voz mais conciliadora veio do prefeito João Rodrigues, aplaudido a cada citação do nome do ex-presidente Jair Bolsonaro e que, elegantemente, lembrou os sacrifícios políticos que fez para mandar uma mensagem a Guidi de que, de repente, não é a hora dele e como pode esperar a próxima eleição.
Guidi deve se filiar ao PL para concorrer
A reação ao evento do PSD não demorou. O deputado estadual Jessé Lopes, presidente do PL de Criciúma, usou as redes sociais para apoiar o deputado federal Ricardo Guidi e disparar contra o prefeito Clésio Salvaro.
Jessé usou fotos do evento do PSD para destilar críticas. Guidi deve se encontrar com o presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, nas próximas horas, para pedir a autorização para deixar o partido.
Agora, o PL criciumense deve apaziguar a deputada federal Júlia Zanatta, que estava empenhada no projeto de Salvaro com Arleu para emplacar o marido, o advogado Guilherme Colombo, de vice na chapa. Tudo deve passar pela costura do governador Jorginho Mello (PL).
- Quem são os indiciados por tentativa de golpe junto de Bolsonaro; veja a lista
- Jair Bolsonaro é indiciado por tentativa de golpe
- Carmen Zanotto anuncia primeiros nomes para o secretariado; saiba quais
- Prefeito eleito de Rio do Sul acelera reforma do colegiado de Jorginho Mello
- Por que Chile e Peru interessam a empresários e ao governo de SC
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO