Assembleia deve ter sete deputados candidatos a prefeito; saiba quem são
Cinco parlamentares estão no primeiro mandato e apenas um já concorreu
• Atualizado
As estimativas preliminares dentro da Assembleia são as de que pelo menos sete parlamentares devam concorrer a prefeito este ano. Um confronto estaria se consolidando: Fernando Krelling (MDB) e Sargento Lima (PL), em Joinville. Krelling já concorreu em 2020, quando ficou em terceiro lugar (48.886 votos – 18,5% dos válidos).
A dúvida é se o deputado estreante Lucas Neves (Podemos) irá disputar em Lages, o que depende das conversas com o vereador Jair Jr, também pré-candidato. Outros, em primeiro mandato, como Marcos José Abreu, o Marquito (PSOL); Edilson Massoco (PL), Delegado Egídio Ferrari (PTB), Carlos Humberto (PL) e Estêner Soratto Júnior (PL) já estão com os projetos mais adiantados. Com o retorno dos trabalhos no Legislativo, dia 1º de fevereiro, próxima quinta-feira, as articulações de alianças devem avançar ou até mesmo fulminar candidaturas.
Leia Mais
O presidente Mauro De Nadal (MDB) sugeriu que os parlamentares-candidatos deveriam se licenciar dos cargos e abrir a possibilidade dos suplentes assumirem durante a campanha. A mesa diretora do Legislativo deve manter a tradição, inaugurada em eleições anteriores pelo então presidente Julio Garcia (PSD), que cria um calendário especial para que sessões sejam concentradas para não haver diminuição de encontros e prejuízo à tramitação de projetos.
Veja a lista dos prováveis candidatos:
Marquito (PSOL), em Florianópolis
Edilson Massoco (PL), em Concórdia
Delegado Egídio (PTB), em Blumenau*
Carlos Humberto (PL), em Balneário Camboriú
Estêner Soratto Júnior (PL), em Tubarão
Fernando Krelling (MDB), em Joinville
Sargento Lima (PL), em Joinville
(*) Entre os prováveis candidatos, haverá uma troca certa de partido por um dos postulantes: o delegado Egídio Ferrari deverá deixar o PTB e ir para o MDB, tão logo seja aberta a janela eleitoral, entre 7 de março e 5 de abril. O prazo é exigido por lei para quem pretende concorrer em 2024. A janela partidária é aberta seis meses antes da votação em qualquer ano eleitoral.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO