Receita Federal encontra cocaína em refrigerantes no porto de Itajaí e Navegantes
O material estava dentro de um lote considerado lícito e tinha como destino final a Eslovênia, na Europa
• Atualizado
A Receita Federal apreendeu, na tarde desta sexta-feira (28), uma carga de 300 garrafas de refrigerante com cocaína diluída no complexo portuário de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. O material estava dentro de um lote considerado lícito e tinha como destino final a Eslovênia, na Europa.
A apreensão ocorreu em um terminal privado durante uma operação de fiscalização rotineira, que contou com o apoio de escâneres de carga, monitoramento, trabalho de inteligência e a atuação dos cães de faro Daphne e Enzo, treinados para detectar entorpecentes. A substância ilícita foi identificada após sinais de alerta emitidos pelos equipamentos e pelos agentes caninos.
Segundo a Receita Federal, a técnica utilizada pelos criminosos, dissolver cocaína em líquido, é uma estratégia que busca dificultar a identificação do entorpecente em cargas exportadas. A substância será posteriormente submetida a processos laboratoriais para extração e confirmação da quantidade total de droga envolvida.
Após a apreensão, todo o material foi encaminhado à polícia judiciária, que dará sequência às investigações para identificar os responsáveis pela tentativa de envio internacional da droga.
A instituição ressaltou que a operação reflete o investimento contínuo em inteligência, tecnologia e integração entre órgãos de segurança pública. Apenas em 2025, mais de 2,3 toneladas de cocaína já foram retidas em portos do Paraná e de Santa Catarina, demonstrando a relevância das ações de fiscalização nas fronteiras brasileiras.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO