Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Maria Ester Compartilhar
Maria Ester

Mas afinal, vinho combina com o verão?

Hoje tem dicas para aprender a harmonizar a bebida durante a estação mais quente do ano

• Atualizado

Por

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

A temporada de calor e de celebrações no fim de ano pede bebidas refrescantes, que harmonizem com o sol, mar, piscina e pratos tradicionais das ceias de Natal e Réveillon. Neste cenário, repleto de bons encontros e comemorações, os vinhos e espumantes podem sim ser ótimas alternativas.

A combinação perfeita, segundo Gabriel Fernandes, administrador de uma loja de vinhos, tem relação direta com a consciência de que não existe apenas uma estação para o consumo da bebida, mas, sim, o rótulo certo para cada momento. “Com as temperaturas mais altas, a sugestão é optar pelos vinhos brancos e rosés, bem como os espumantes. Para quem aprecia os tintos, a dica é escolher um mais leve, como o Grenache”, aponta.

Para acompanhar as receitas típicas desta época, por exemplo, a sommelière Maiara Bourscheidt acredita ser fundamental buscar o equilíbrio: comidas mais leves com vinhos leves, pratos estruturados com vinhos mais intensos, seja na acidez, corpo ou tanino. Já os espumantes são curingas nas combinações, podendo ser servidos com entradas, coquetéis e até sobremesas. Outra dica é utilizar o espumante no preparo de drinks refrescantes. “Experimente colocar frutas picadas, folhas de hortelã, gelo e o rótulo da sua preferência, como um moscatel, demi-sec ou brut. Fica sensacional!”, enfatiza.

Na celebração de ano novo, onde é comum preparar receitas que harmonizam carne suína com frutas da estação, a dica é optar por um vinho rosé de boa estrutura e acidez. “Temos rótulos assim elaborados nas serras catarinense e gaúcha, que trazem frescor ao prato, limpando o paladar. Eles são surpreendentes”, comenta. Entre os tintos, a sommelier aposta em exemplares de casta Pinot Noir, devido ao sabor elevado da uva e elegância. “Esses vinhos têm pouca presença de taninos, são leves e podem acompanhar pratos com aves e frutos do mar”, avalia.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×