Laércio Botega

Jornalista, comentarista de TV e noveleiro.


Laércio Botega Compartilhar
Isso, Isso, Isso

Retrô: Chaves impediu estreia de Rebelde no SBT

Atitude de fãs do seriado mexicano influenciou na decisão da emissora

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação | SBT
Foto: Divulgação | SBT

“Você acha que todo jovem tem motivo para ser rebelde?”, diziam as chamadas ao longo da programação, em 2005, anunciando a estreia de Rebelde, mas que, em cima da hora, acabou sendo cancelada. O motivo? Chaves.

Foto: Divulgação | SBT

Em 2005, vazou a notícia que o SBT não iria renovar o contrato para a exibição do seriado devido o alto valor pedido pela Televisa. A novela Rebelde, inédita no país, foi escolhida para ocupar a faixa do menino do barril. Os fãs, sabendo disso, iniciaram os protestos. Eles enviaram diversos e-mails pedindo para que continuassem exibindo da produção mexicana.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o site da emissora teve problemas técnicos por causa do excesso de reclamações enviadas por fãs.

Enquanto os telespectadores de Chaves tentavam impedir o fim de uma era, as chamadas, anunciando a estreia de Rebelde, continuavam rodando nos breaks informando a data e horário da estreia: dia 16 de maio de 2005, às 18h. Inclusive, revistas especializadas em novelas incluíram os primeiros cinco capítulos no resumo semanal.

Foto: Divulgação | SBT

O dia chegou e, para surpresa daqueles que aguardavam a novela teen, Rebelde não estreou. Naquela segunda-feira, a emissora estreou apenas outra novela, mais cedo, às 14h45, A Madastra, protagonizada por Victoria Ruffo, que substitui a reprise A Usurpadora. Às 18h, Silvio Santos manteve Chaves e a novela dos alunos do Elite Way School estreou somente no dia 15 de agosto de 2005, um pouco mais cedo, às 17h30, como mostra essa chamada:

A título de curiosidade, nesse mesmo dia, a emissora estreou o telejornal SBT Brasil, na época, apresentado por Ana Paula Padrão.

Foto: Divulgação | SBT

Entre o adiamento e a estreia de Rebelde, o SBT renovou por mais três ano com a Televisa e manteve Chaves na grade de programação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o homem do Baú passou a desembolsar US$ 1,5 milhão por ano para continuar reprisando o programa. O valor é o triplo do que a emissora pagava antes da renovação.

O coringa do SBT migrou para às 12h45. A mudança elevou os índices do humorístico que, não raramente, garantia a liderança contra o Globo Esporte. Os números subiram de 10 para 15 pontos. Mas, devido ao bom desempenho, não demorou muito para Silvio Santos ajustar a grade e colocar Chaves em dois horários: às 12h45 e às 18h00, antecedendo Rebelde, que passou a entrar mais tarde, evitando a disputa direta com Malhação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.