João Silva

Graduado em economia e relações internacionais pela Boston Univeristy. Mestre em relações internacionais na University of Chicago


João Victor da Silva Compartilhar
João Victor da Silva

Ética e Humanidade: O Segredo do Sucesso de Ady José Ibagy

Nascido em 1943, no distrito de Catuíra, em Alfredo Wagner, Ady começou a trabalhar na plantação de tomates de sua família

Por

• Atualizado

Foto: Ibagy | Da esquerda para Direita (Luciane, Ady, Victor, Leandro, Manuella)
Foto: Ibagy | Da esquerda para Direita (Luciane, Ady, Victor, Leandro, Manuella)

Quando se discute sobre os caminhos do sucesso de um empreendedor, geralmente, avalia-se sua capacidade de inovação, gestão financeira, técnicas de marketing, entre tantas outras habilidades. Apesar destas valências serem fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, elas, por si só, não são suficientes para manter a longevidade de uma empresa. Empreender é – acima de tudo – saber lidar com pessoas. Afinal de contas, nenhuma empresa pode funcionar sem funcionários comprometidos e clientes satisfeitos. A base das relações pessoais, inclusive das relações econômicas, é a confiança. Assim sendo, para que uma empresa consiga conquistar a confiança de seus clientes e o comprometimento de seus colaboradores é fundamental que seus gestores tenham ética e humanidade.

Foi com esse espírito de ética e humanidade que Ady José Ibagy trilhou sua carreira profissional. Ady, teve uma juventude humilde. Nascido em 1943, no distrito de Catuíra, em Alfredo Wagner, Ady começou a trabalhar na plantação de tomates de sua família. Em 1960, Ady mudou-se para Florianópolis e começou a trilhar sua vida empreendedora e acadêmica. Enquanto cursava Direito, Ady montou seu primeiro negócio: a Friambreria Catuíra.

Sua dedicação ao trabalho e integridade ética eram virtudes marcantes que trouxeram frutos para carreira profissional de Ady. Logo após abrir seu primeiro negócio, ele foi convidado pelo Dr. Thales Brognoli para ser seu sócio no setor de vendas imobiliárias. Pouco tempo depois, em 1970, Ady fundou sua própria imobiliária, a A. J. I. Imóveis (hoje, Ibagy Imóveis). Naquela época, a imobiliária tinha apenas um funcionário. Com o apoio de sua esposa, a Sra. Neide Ibagy, que deu apoio essencial para a formação da empresa e a união da família, a pequena imobiliária foi crescendo. Com profissionalismo e probidade, Ady conquistou cada vez mais clientes, assim, fazendo a Ibagy Imóveis, se consolidar com uma das maiores administradores de imóveis do Brasil, com cinco agências e 188 funcionários.

Evidentemente, em um setor tradicional, como o imobiliário, o grande diferencial que uma empresa pode ter é a credibilidade. Quem conhece pessoalmente o Sr. Ady sabe ele é uma pessoa única. Sua benevolência com os necessitados, sua espiritualidade, seu trato cortês com todas as pessoas e sua probidade no mundo dos negócios são qualidades ímpares, que conquistam a todos. O Sr. Ady também teve o êxito de transmitir essas virtudes aos seus filhos e netos – Leandro, Luciane, Manuella e Victor – que hoje gerenciam a empresa e estão constantemente aprimorando a gestão do negócio e melhorando a experiência do cliente, com a adoção de novas tecnologias e serviços.

Não é por acaso que a Ibagy Imóveis vem recebendo diversas premiações que reconhecem esta forma humana de empreender que, de certa forma, é um retrato de seu fundador. Por exemplo, desde 2009, a Ibagy Imóveis possui a certificação ISO9001 que credencia a qualidade da administração da empresa. Por vários anos, a Ibagy também foi eleita a “marca mais lembrada e preferida” no segmento imobiliário da Grande Florianópolis. Outra premiação de destaque foi a 6.ª colocação nacional no Prêmio Great Place to Work, na categoria “Varejo Nacional”.

A história de sucesso do Sr. Ady José Ibagy deve servir de exemplo para todos. Vivemos em uma sociedade que enfrenta cada vez mais desafios éticos. Valores e princípios importantes são muitas vezes relegados como aspectos secundários da vida. O hedonismo, ou seja, o prazer a qualquer custo, vem se tornando a prioridade de muitas pessoas. Algumas vezes, esse desejo pelo ganho fácil faz com que muitos empresários não ajam de maneira honesta e humana. Esses empresários podem até ter ganhos esporádicos, mas não terão sucesso ao longo prazo, pois não conseguirão transmitir confiança e credibilidade aos seus clientes e funcionários.

Por isso é importante divulgar a trajetória profissional e pessoal de pessoas exitosas, como do Sr. Ady Ibagy. Afinal, sua conduta nos faz remeter aos conceitos de ética descritos por Aristóteles há 2400 anos. O filósofo grego diz que a eudaimonia (felicidade) consiste em viver virtuosamente, ou seja, resistir aos vícios e viver em harmonia com o próximo. Certamente, Ady conseguiu transmitir seus valores para sua família e empresa e, assim, conquistando a confiança de centenas de funcionários e milhares de clientes.      

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

publicidade
publicidade

Veja mais