Agronegócio
templates/template-single-article-texto
block/single-columnist/block-header

Dolmar Frizon

É colaborador da Fecoagro e editor-chefe do programa Cooperativismo em Notícia, veiculado pelo SCC SBT. Foi repórter esportivo por 22 anos.

[email protected]
block/article/header
Agronegócio Compartilhar
Dolmar Frizon

IBGE mostra que o rebanho suíno catarinense segue como o maior do país

O segundo é o Paraná com 6,8 milhões e o Rio Grande do Sul, em terceiro, com 5,6 bilhões de cabeças.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
IBGE mostra que o rebanho suíno catarinense segue como o maior do país
Foto Pixabay

Indicadores de pecuária, divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Santa Catarina segue com o maior rebanho de suínos do país, apesar de ter registrado a segunda maior queda de efetivo entre os dez principais estados produtores. O levantamento mostra que o plantel do estado é de 7,6 milhões de cabeças. O segundo é o Paraná com 6,8 milhões e o Rio Grande do Sul, em terceiro, com 5,6 bilhões de cabeças. Os três, juntos, representam a metade do rebanho nacional. A queda, registrada pelo IBGE, aponta redução de 382 mil animais. Entre os vinte maiores municípios produtores do Brasil, cinco estão em Santa Catarina: Concórdia (5º), Braço do Norte (7º), Videira (11º), Seara (15º) e Xavantina (20º).

Produtividade de leite em alta

No caso da bacia leiteira o levantamento do IBGE mostra que Santa Catarina possui a maior produtividade vaca/ano do país, com 3.816 litros, bem acima dos 2.141 de média, nos demais estados. São 3,8 bilhões de litros coletados todos os anos, com a quinta maior produção do país. As estatísticas mostram ainda que a região Sul representa 33,4% do volume total, perdendo a liderança para o Sudeste que chegou a 34,3%. Hoje o Brasil tem uma produção de leite que passa folgado, de 43 bilhões de litros.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais