Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Bem-Viver Compartilhar
Maria Ester

Hospital veterinário realiza vacinação contra gripe canina na Grande Florianópolis

A campanha acontece a partir de 12 de maio e os recursos serão destinados aos animais do Abrigo Municipal da Prefeitura de Florianópolis – DIBEA

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há poucos dias fiz uma entrevista no SCC Meio-dia sobre o surto de gripe canina em Florianópolis. Se engana quem pensa são só as pessoas que se resfriam neste período de baixas temperaturas, muitos animais de estimação também sofrem com as doenças da época. Pensando nisso, o Hospital Veterinário Santa Vida inicia a partir desta quarta-feira (12), a campanha de vacinação contra a gripe canina, também conhecida como tosse de canil, nas unidades de Florianópolis, São José e Palhoça. O objetivo, além de imunizar o maior número de cães, é conscientizar os tutores sobre a importância desse cuidado com os animais.

A administradora Marilete Tissi, passou por um susto em abril quando o Toby, a Tuca e o Thor apresentaram sintomas. O primeiro a adoecer foi o Thor, de 10 anos, que apresentou vômito e tosse seca, parecida com engasgo. Em seguida, a Tuca, de dois, e o Toby, de seis anos, ficaram mais apáticos e também com tosse.

“Eu já conhecia a gripe canina, mas não pensava que fosse tão severa. A chihuahua foi a que ficou pior, então logo levei todos para o veterinário, que diagnosticou com a gripe. Não dei a devida importância à essa doença, meu maior susto foi com a Tuca, ela ficou muito fraca e tive medo. Agora já estamos prontos para a vacinação, não quero vê-los daquele jeito mais”, conta.

Apesar de ser uma doença comum, a traqueobronquite infecciosa canina pode evoluir para casos mais graves. Ela é infecto contagiosa, ou seja, de transmissão fácil e rápida, afetando diretamente o trato respiratório dos cães. Segundo o médico veterinário doutor Bernardo Nobre, o processo de contaminação é semelhante às gripes humanas, por meio de contato, e a prevenção é feita através da vacinação. “A imunização é essencial, principalmente se o pet tem contato com outros cães ou costuma ir a pracinhas e pet shops, por exemplo”, explica.

Sobre os sintomas, o doutor Nobre explica: “são parecidos com os da gripe em pessoas. Tosse contínua, que pode ser confundida com engasgo, corrimento nasal e ocular, febre, falta de apetite e apatia. A imunização garante sinais mais leves e de curta duração”. Além da vacina, não esqueça de proteger seu bichinho do frio, atente-se para animais doentes nas proximidades e evite aglomerações de cães durante o inverno. Lembre-se que uma dose de amor e muito aconchego também é prevenção!

Campanha

A ação ocorrerá de 12 de maio a 30 de junho e não será necessário realizar agendamento. O tutor deve estar com a carteira de vacinação do pet em mãos.

A imunização contra a Gripe Canina no Hospital Santa Vida é simples, rápida e sem dor. É feita de forma intranasal, através de uma gotinha no nariz do pet, que deve sempre ser realizada por um médico veterinário.

Ação Social: Doação de vacinas

Espera-se vacinar mais de 700 cães durante a Campanha.  A cada 10 vacinas aplicadas, o Hospital Santa Vida vai doar uma dose para animais que foram resgatados vítimas de maus-tratos pelo Abrigo Municipal da Prefeitura de Florianópolis – DIBEA.  


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×