Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Turismo cafeeiro: conheça os principais destinos

Assim como acontece no mundo do vinho, o turismo cafeeiro também ganha espaço no cenário nacional. Confira os principais destinos.

• Atualizado

Por

Turismo cafeeiro. Foto: acervo pessoal da autor – Felipe Lopes
Turismo cafeeiro. Foto: acervo pessoal da autor – Felipe Lopes

Olá amigos, desejo que a semana seja maravilhosa que nem cheiro de café.

Aqui no sul do Brasil temos vinícolas que, além de fazer os melhores vinhos do país, abrem seus espaços para visitação. Lá você pode degustar vinhos diretamente dos barris e conhecer todo o processo de fabricação. Algumas com jardins para piqueniques, e até pousadas.

No mundo do café não é diferente, existe sim muitas possibilidades de turismo cafeeiro ou cafezeiro, onde você pode acompanhar todo o processo de plantação, cultivo, colheita, secagem e torra do café.

Turismo cafeeiro: principais destinos

Os principais destinos para esse turismo são estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo. Mas ainda temos outros estados como Paraná e Rondônia, cada um desses estados com cafés e suas particularidades como, ROBUSTA, ARÁBICA, CAFÉ DE SOMBRA e por aí vai. O importante é conhecer um pouco do processo até chegar na sua xícara, e perceber como precisamos valorizar essa bebida.

Separei aqui três cidades desses estados, e com algumas informações turísticas, você vai voltar mais impressionado e amando ainda mais o café.

Natércia, MG

Uma pequena e aconchegante cidade do Sul de Minas Gerais, várias fazendas se destacam no plantio de café especial. Uma delas o Sítio Alto da Serra, lá são colhidos os melhores cafés do Brasil, terceira geração de produtores que hoje está na mão do Felipe Lopes Gonçalves, lá são colhidos cafés com pontuação superior a 89 pontos. Você pode conhecer todo processo do café deste lendário sítio.

Santos, SP

Além de fazendas importantes que fazem divisa com MG, Alta Mogiana, região de Franca, os apaixonados por café não podem deixar de conhecer o Museu do café em Santos, onde deixamos um pouco de lado o processo prático de plantio e conhecemos a história do grão no Brasil e no Mundo. O museu funciona onde era o antigo local da Bolsa de Valores do Café, onde produtores vendiam e compravam cafés. Neste local histórias marcantes aconteceram.

Museu do café. Foto: acervo pessoal do autor. Fonte: Museu do café

Baturité, CE

Está cidade fica bem no meio do estado. Lá você pode conhecer o processo do Café de Sombra, uma forma de cultivo onde os grãos são protegidos do forte sol, os nutrientes no solo são ricos, pois os raios solares não queimam o chão, e as próprias folhas que caem das árvores do cafezal deixa o chão umedecido. Além deste tipo de plantio, você poderá também perceber a preservação ambiental, onde os produtores mantêm a tradição de colheita há anos, mantendo o patrimônio cultural vivos de produtores centenários. Em suma, cultura e sabor nas fazendas.

Conhecer o processo do que consumimos, valorizar produtores e reconhecer toda cadeia até chegar na sua xícara. Eis uma forma de sentir ainda mais sabor no café.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.