Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Tempo de recomeçar! O ciclo da videira

Conheça as fases do ciclo da videira durante as estações do ano e a importância de cada fase para o crescimento da uva.

• Atualizado

Por

Videira em dormência. Fonte: Pixabay
Videira em dormência. Fonte: Pixabay

Caro leitor, nessas poucas linhas que trocamos semanalmente, na escolha dos assuntos, sempre tento falar de questões atuais casadas ao que imagino que o público queira saber, baseado nas minhas experiências. Sugestões são, portanto, muito bem-vindas, e podem ajudar-me enormemente a direcionar os artigos! Desta vez, falaremos de um assunto que está em plena época: poda e recomeço do ciclo vegetativo da videira.

Pode ocorrer, àqueles que não têm intimidade com os vinhedos, um grande espanto ao ver, por volta de maio em diante, o desolador cenário de vinhedos secos, mortos, às vezes, ainda com as folhas secas, em outras, já apenas com os galhos secos. Mais espantoso ainda pode ser ver que inclusive parte da planta já foi arrancada, restando não mais que um “toco”.

O ciclo da videira

A terrível cena provavelmente não passa de algo normal à videira: o repouso. É um comportamento normal desta cultura perene, que naturalmente brotaria por volta do fim do inverno, daria frutos principalmente no verão, perderia as folhas no outono e repousaria no inverno, após o que, o ciclo se reiniciaria.

E para que serve o repouso?

O repouso é uma espécie de “férias” da planta, quando ela deixa de produzir folhas e frutos, acumulando substâncias de reserva e tornando-as prontas para serem disponibilizadas quando reiniciar o ciclo. Esse período ocorre no fim da primavera e vai até os primeiros aumentos de temperaturas do inverno.

A menos que maiores intervenções humanas sejam feitas, a videira naturalmente entra em dormência, perdendo suas folhas e, eventualmente, frutos que restarem da colheita. Neste período, são necessárias muitas horas de frio para que ocorra o adequado balanço metabólico da planta.

Este cenário só é revertido com a brotação, momento em que a videira emite novos galhos e, consecutivamente, novas folhas e frutos. Se nada for feito, a planta produzirá sempre para cima, para que aproveite mais o sol, distanciando-se cada vez mais de sua base, e produzindo com a única finalidade de gerar sementes para perpetuar-se. É aí que o homem, ao ter como objetivo uma produção equilibrada e de qualidade, faz sua parte: a poda.

O que é e para que serve a poda?

A poda nada mais é do que a retirada de partes da planta que impactam no seu crescimento. Sendo assim, galhos secos não estão inclusos. Ao diminuir o número de possíveis brotações através da poda, a relação de produção da planta difere daquela que aconteceria naturalmente, assim como seu estímulo à brotação e criação de novos galhos.

É neste momento que se pode ajustar a produtividade ou mesmo configurar a forma desejada de produção da uva. Quando ouvimos falar, portanto, que determinado vinhedo produz pouca uva e que os frutos têm maior qualidade para a elaboração de vinho, estamos evidenciando uma consequência da poda.

Passada a poda, vem a nova brotação, e em alguns meses, a nova safra, assuntos que trataremos oportunamente mais adiante.

Então, não há nada de assustador naquele aspecto sem vida do inverno nos vinhedos. Quem sabe não é apenas mais um charme e mais um convite ao vinho em um cenário diferente?

Santé!

por Jucelio K. Medeiros


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.