Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Pastel assado da Oma

Aprenda uma receita fácil de pastel com recheio de camarão e palmito. Além de deliciosa, a receita é cheia de memória afetiva.

• Atualizado

Por

Pastel de camarão e palmito. Fonte: acervo pessoal – Gustavo Maresch
Pastel de camarão e palmito. Fonte: acervo pessoal – Gustavo Maresch

Uma paixão nacional: o pastel. Assim como outras preparações da culinária brasileira, é bastante requisitado, sendo possível encontrar de norte a sul do país. A forma mais convencional é o famoso pastel de feira, onde é elaborado com diferentes recheios e posteriormente frito em gordura vegetal, trazendo aquela irresistível casquinha crocante.

A história nos remete que o possível surgimento do pastel está atrelado ao continente asiático. Seu parentesco com o pastel de origem japonesa, o gyoza e com o rolinho primavera (harumaki) de influência chinesa, são apontados como os principais  influenciadores para a sua elaboração. No Brasil a popularização  do pastel aconteceu principalmente pela comunidade de imigrantes nipônicos que desembarcaram ainda na 2ª Guerra. 

A ideia hoje, porém, não é fazer a clássica receita da massa de pastel. Para quem quiser, aprender uma ótima receita de massa para pastel frito,  compartilho uma receita imbatível, para assistir basta clicar no link abaixo. https://www.instagram.com/tv/CHTAhwDHBKl/?utm_source=ig_web_copy_lin.  

Pastel feito com 3 ingredientes

Pensando em vocês, meus queridos leitores que acompanham a coluna semanalmente, quero trazer uma receita muito prática que a minha Oma, em alemão (avó) fazia. Uma preparação afetiva que me faz voltar no tempo, trazendo lembranças carinhosas, carregadas de afeto e de muito amor. 

Além de ser extremamente prática, um outro diferencial que a massa possui, é que necessita de apenas 03 ingredientes, isso mesmo três… 

Esta receita permite ainda ser usada para fazer diferentes tipos e formas de pastéis, pois é bem maleável e tem uma característica de não quebradiça. O que resulta numa massa com características ímpar.  

Já o recheio é uma preparação clássica, o famoso, “ pastel de camarão com palmito”. Esta receita é autoral, e já faz algum tempo que venho aprimorando para chegar neste resultado. Espero que vocês gostem, pois foi carinhosamente pensada. 

Venha comigo, conferir esta receita especial!

Receita da Massa

Ingredientes:

Farinha de trigo2 xícaras 
Creme de leite UHT200 ml
Sal1 c. chá 
Farinha de trigo  para abertura da massa50 g
  1. Peneire o trigo dentro de um recipiente. Adicione o creme de leite  e o sal, misture deixando a massa lisa. Não sove, apenas o suficiente para deixar a massa coesa. Embrulhe e leve para a geladeira por 30 minutos.
  1. Polvilhe  levemente um pouco de  trigo sobre uma bancada. Com um rolo de macarrão, inicie o processo de abertura da massa. Abrir no formato de uma folha A4 até uma espessura de aproximadamente 3 mm. Corto no tamanho dos pastéis que desejo. Pode-se utilizar um prato de sobremesa como modelo para realizar o corte. 

Para pincelar sobre os pastéis

Gema peneirada 1 Unidade
Leite 2 c. sopa
  1. Misturar os ingredientes. Bater com um garfo e utilizar para pincelar a massa.
Recheio de camarão e palmito. Fonte: acervo pessoal – Gustavo Maresch

Recheio de Camarão com Palmito

Camarão sete barba600 gramas
Palmito picado1 xícara 
Cebola picada 1 Unidade
Alho picado6 Unidades
Colorau2 c. de sopa
Gengibre picado1 c. sopa
Azeite de oliva 4 c. sopa
Folhas de manjericão1 xícara 
Azeitona verde picada3 c. sopa
Pimenta moída na hora q.b
Tomate tipo italiano sem pele, picado  5 Unidades
Água (caldo)1 Lt
Sal (caldo)1c. sopa 
Cascas dos legumes e aparas q.b
Vinagre branco1 c. sopa
Talhos de manjericãoq.b

Pré-preparo:

  1. Primeiramente lave bem todos os legumes. Descasque a cebola, o alho, a batata e o gengibre. Reserve as cascas  para a elaboração do caldo do cozimento do camarão.
  1. Preparo do caldo para o cozimento do camarão: Numa panela, adicione a água, as cascas e o sal. Leve a panela sobre a chama do fogão, uma vez que levantar fervura, adicione o vinagre. Adicione uma parte do camarão na água fervente. Uma vez que voltar a ferver a água novamente cozinhe por 2 minutos. Repita a operação com os demais camarões. Reserve-os.
  2.  Guarde a água que reter no recipiente do camarão  (Passo 03)
  1. Numa panela adicione o azeite de oliva. Coloque a cebola picada, o alho, o gengibre e o colorau. Acrescente uma pitada de sal, misture bem, tampe a panela. Cozinhe por 2 minutos.
  1. Acrescente o tomate picado na panela. Cozinhe até os tomates desmancharem.  Adicione o caldo que saiu do camarão após o cozimento (Passo 03). Lave bem os palmitos em água corrente e acrescente-os na panela.
  1. Cozinhe os ingredientes em fogo baixo até que todo o líquido tenha evaporado do recheio. Deixando uma textura de purê.  Uma  vez que esteja concentrado, retire do fogo. 
  2. Tempere com a pimenta moída. Adicione o camarão e a azeitona. Prove o tempero.
  1. Rasgue as folhas de manjericão com a mão em pequenos pedaços
  1. Disponha do recheio ao centro da massa e proceda o fechamento dos pastéis.
  1. Pré-aqueça o forno numa temperatura de 180°C por 30 minutos. Unte uma forma com óleo. Disponha dos pastéis na forma e pincele com a mistura de gema + leite na superfície. Leve-os para assar até que estejam dourados. 
Pastel assado com recheio de camarão e palmito. Fonte: acervo pessoal – Gustavo Maresch

Regue a sua vida com muito amor, tempere a sua comida com a sua essência!!

Um grande abraço,

Gustavo M.
@gutomaresch


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.