×
×

Escolha sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Gastronomia
MENU
BUSCAR
Gastronomia
publicidade
block/single-columnist/block-title

Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

[email protected]
block/article/header
Gastronomia Compartilhar

Gustavo Maresch

Gastronomia Internacional: Confira a receita de Shakshuka

Continuando a viagem pela gastronomia internacional, confira a receita de Shakshuka, um prato muito saboroso típico de Israel

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Gastronomia Internacional: Confira a receita de Shakshuka
Shakshuka. Fonte: Pixabay

Hoje continuaremos com a apresentação da série de receitas internacionais a partir da pesquisa dos alunos do Curso Superior de Gastronomia do Instituto Federal de Santa Catarina.  

Convidamos a aluna Maria Eduarda Barbosa para apresentar uma receita de Israel, confirma o seu texto abaixo:

Israel é um dos quinze países do Oriente Médio, a cultura desses países está fortemente ligada às práticas religiosas, uma vez que a região é o berço das três religiões monoteístas do globo: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. A maior parte da população é seguidora do Islamismo, porém a maior concentração de judeus, fica em Israel. No fim do século XIX, surgiu o movimento Sionista, que tinha como objetivo criar um estado judeu na região da Palestina, no entanto essa região já estava ocupada por árabes-palestinos. Após o Holocausto, cresceu as migrações de povos judaicos para a região da Palestina, aumentando a pressão para a criação do estado de Israel, que foi fundado pela ONU em 1948. Com a criação de Israel, desencadeou-se uma série de guerras Árabe-israelense, que foram marcadas por muitas mortes, despejos e expansão de território pelos israelenses.

Ao pesquisar sobre a gastronomia do país, não tem como separá-la dos acontecimentos históricos, por isso a pesquisa tomou esse rumo, o conflito entre Palestina e Israel ainda acontece nos dias atuais, com terríveis consequências para ambos os lados. A herança gastronômica de Israel advém de muitos povos, as maiores influências vêm da culinária árabe, com alimentos oriundos do Oriente Médio, da culinária judaica, que possui pratos bem tradicionais e das nações à beira do mediterrâneo.

O prato que trouxe para a pesquisa foi o Shakshuka, que são ovos cozidos em molho de tomate. Um dos pratos mais populares em Israel, consumido principalmente no café da manhã. Essa e outras receitas se encontram no livro “Jerusalém” dos Chefs Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi, um Israelense e um Palestino respectivamente, no livro eles trazem histórias e receitas dos dois povos que habitam Jerusalém, livro muito rico para se aprofundar mais ainda na história e na cultura.

Receita de Shakshuka

Ingredientes:

Azeite de oliva60 mL
Beringela pequena 1 unidade
Cebola pequena1 unidade
Pimentão vermelho1/2 unidade
Dente de alho1 unidade
Tomate pelado (em lata)1 unidade
Ovos4 unidade
Pimenta do reinoQ.B
SalQ.B
SalsinhaQ.B
Pimenta calabresaQ.B

Modo de preparo:

  1. Corte a berinjela em cubos pequenos, cebola e pimentão em brunoise e o alho em hacheer. Reserve.
  2. Em um bowl, despeje o conteúdo da lata de tomate pelado, com as mãos higienizadas, aperte os tomates até que se desmanchem um pouco. Reservar.
  3. Levar a sauteuse ao fogo médio, com todo o azeite indicado na ficha. Deixar aquecer por apenas um minuto, acrescentar a beringela.
  4. Deixar dourar por aproximadamente seis minutos, virar na metade do tempo. Elas irão absorver parte do azeite e no fim do tempo indicado deverão ter aparência dourada uniformemente, se não, deixar mais alguns segundos, cuidando para não queimar!
  5. Após a berinjela, entra na sauteuse a cebola. Deixar suar e soltar um pouco de sua água. Logo em seguida, trazer o alho e o pimentão, temperar com um pouco de sal e as pimentas. Refogar por quatro minutos.
  6. Depois do tempo da refoga, adicionamos o tomate pelado. Adicione mais um pouco de sal, para ir temperando aos poucos, não salgue tudo de uma vez!
  7. O molho precisa de mais ou menos cinco minutos, para reduzir e concentrar o sabor. Vá mexendo de vez em quando, para não grudar ao fundo. Quando estiver tudo incorporado e uniforme, é o ponto.
  8. Com uma colher, abra quatro buraquinhos no molho, para adicionar os ovos. Quebre os ovos, um a um, em um bowl separado e adicione nos buraquinhos, tempere com sal cada ovo. Diminua o fogo, deixe cozinhar por cinco minutos, depois tampe a sauteuse e cozinhe por mais três minutos (para gema mole).

Finalização

  1. Ajuste de sal e pimenta.
  2. Finalize com salsinha.
  3. Sirva quente, com pães.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news