Café e especiarias: uma ótima combinação de sabores
Aprenda quais especiarias podem combinar com o seu café e como o uso dessas especiarias podem deixar o seu café diferente e exótico.
• Atualizado
Olá amigos leitores, desejo que a semana seja produtiva e cheia de coisas boas.
Eu sempre deixo claro quando falo de café que não existe regras para consumir a bebida, mas sim a maneira correta de como fazer seu café para tirar o melhor proveito do grão.
Eu mesmo procuro sempre beber esse “ouro” da maneira que eu possa sentir cada nota, doçura, acidez, mas só vou conseguir se tomar meu café puro, e sem açúcar.
Para quem está ainda se habituando a beber café sem açúcar, pode misturar algumas especiarias como cardamomo, noz-moscada, e isso para mascarar um pouco a acidez e cafeína, mas podemos ir além, e acrescentar especiarias que poderão deixar seu café diferente e exótico.
O café com especiarias surgiu no oriente médio logo após a descoberta do café. Com a disseminação da bebida, chegou em Constantinopla, antiga Istambul, onde rapidamente a bebida se tornou preferida nos palácios.
O Café Turco
O café Turco hoje é um bem imaterial tombado pela UNESCO, um patrimônio da humanidade, por isso quem somos nós baristas para dizer que não devemos misturar café com especiarias? O café Turco se faz com grãos moídos extrafinos, em uma infusão com água fervida, deixando uma bebida espessa e não filtrada. Em certo momento da fervura colocam-se as especiarias: o cardamomo (a mais antiga especiaria), canela, e anis, deixando uma bebida bem marcante e adocicada. Todo esse processo é feito no IBRIK, uma panelinha de cobre com um cabo cumprido.
No café Turco, além do café muito intenso devido as especiarias, ele libera um alto índice de cafeína devido ao seu método de infusão. Este tipo de café, nada prejudica nossa saúde, claro que tomando doses diárias equilibradas.
Além do tradicional café turco, podemos também brincar com especiarias como escreve a TEA BLENDER e TEA TESTER Bruna Retore B. Pedroso, especialista no assunto, Bruna reside em Videira, SC onde tem uma empresa de chás e especiarias.
Especiarias:
– Canela: que é um clássico e muitas pessoas já tem este hábito de passar o café com canela, basta adicionar algumas pitadas de canela em pó junto com o café moído e extrair junto.
– Cardamomo: é uma especiaria peculiar, levemente adocicada e extremamente saborosa e aromática. Pode-se utilizar da mesma maneira que a canela, se combinar então fica incrível.
– Pimenta da Jamaica: apesar de ser classificada como pimenta, ela é naturalmente sem picância, sua característica é a excentricidade dos sabores. Em inglês é chamada de “All Spice” ou seja, “todas as especiarias”, ela tem aroma de canela, noz moscada, cravo, e isso é natural!
– Apple Pie Spice: É um mix de especiarias canadense/americano que contém canela, cardamomo, pimenta da Jamaica e gengibre, pode ser adicionado no método de extração ou então após servir na xícara.
Bruna finaliza ainda que especiarias mais que combinam com café. Os óleos essenciais se complementam entre si, e além dos sabores e aroma, liberam também propriedades fitoterápicas e medicinais.
Assim como no café, na vida precisamos de experiências, uma mistura positiva sempre no faz bem.
Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.
Por Rodrigo Gomes Leite
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO