Café exótico brasileiro
Conheça os exóticos tipos de café existentes no Brasil e no mundo e entenda como esse processo natural acontece.
• Atualizado
Olá amigos leitores, que nossa semana seja maravilhosa. Hoje nosso artigo é exótico, você já bebeu um café exótico?
Exótico é tudo que é estranho, extravagante ou algo do gênero. Você já pode ter bebido um café extraído de maneira exótica, como no sifão, que foi uma das primeiras cafeteiras inventadas no mundo, em meados de 1832, ou ainda em uma aeropress, criada nos EUA em 2005.
Mas aqui quero falar sobre o café na sua essência, in natura. Você já deve ter ouvido falar do café do Jacu, né?. Essa ave originaria da América Central e América do Sul, muito popular aqui no estado de Santa Catarina e presente em toda a mata atlântica, é a responsável pelo café mais exótico do Brasil. Mas como? Porque? Vamos lá!
Primeiramente é um café orgânico, e formado por um blend de café Arábica, blend aqui se tratando de grãos de café, é uma mistura de vários tipos de grãos de café arábica.
O Jacu
O processo deste café é de forma natural. Essa ave, o Jacu, se alimenta da fruta do cafezal, e somente dos grãos maduros, vermelhos ou amarelos. Após as aves se alimentarem destes frutos, o Jacu elimina os grãos pelas fezes, e se espalham pelos cafezais. Esses grãos expelidos pela ave, são colhidos manualmente, e feito o processo de secagem e limpeza. Logo depois ele é guardado por um período para depois serem torrados podendo fazer o consumo.
As pessoas me perguntam se esse processo da natureza altera o sabor do café. Sim, este processo todo, traz na xícara desde que extraído de forma correta na hora do preparo, um café suave, mas com uma acidez elevada, com muitas notas frutais.
Pesquisadores afirmam que durante o processo de digestão na barriga do Jacu, a acidez no estômago da ave faz com que o café libere mais substancias potenciais de doçura, diferente do processo manual, fazendo deste café não só exótico, mas como um campeão de sabor.
Café do Kopi Luwak
No mundo todo existe vários cafés exóticos, as quais a natureza ajuda nesse processo. O Mais conhecido mundialmente é o café do KOPI LUWAK. Esse é um animal parecido com um gato, e originário da Indonésia, com o mesmo processo do nosso JACU, ou seja, ele come os frutos maduros e doces e elimina pelas fezes.
Este café do KOPI é um dos cafés mais caros do mundo, devido a seu grande potencial gastrointestinal. Esses animais eliminam somente cerca de 200 kg por ano, fazendo deste café uma raridade e com valor altíssimo. Eu ainda não provei este café, mas apreciadores no mundo todo falam que o sabor deste café é inigualável, com sabores marcantes de chocolate, e menos ácido do que os grãos eliminados pelo nosso jacu.
Não precisa ser exótico para ser bom, temos aqui no Brasil os melhores cafés do mundo. Beba menos, e beba melhor, beba café especial.
Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.
Por Rodrigo Gomes Leite
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO