×
×

Escolha sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Gastronomia
MENU
BUSCAR
Gastronomia
publicidade
block/single-columnist/block-title

Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

[email protected]
block/article/header
Gastronomia Compartilhar

Gustavo Maresch

Café e vinho: entenda essa harmonização

Café e vinho: Misturar café com vinho pode fazer mal à saúde ? Entenda como funciona essa possível harmonização

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Café e vinho: entenda essa harmonização
Fonte: acervo pessoal do autor – Rodrigo Gomes Leite

Olá amigos leitores, desejo uma semana cheia de energias positivas e harmonização com bons cafés.

Hoje vamos abordar sobre Café e Vinho, talvez você esteja se perguntando o que café tem haver com o vinho, pois bem, o vinho, cada vez mais vem ganhando muito espaço entre os brasileiros, temos excelentes vinhos, vários com premiações internacionais. Vinícolas que fazem inveja entre as mais conhecidas no mundo, temos um terroir propício para algumas uvas aqui no Sul, proporcionando vinhos excelentes.

Harmonização de café com vinho ?

Você acabou de almoçar no domingo, e bebeu um excelente vinho que fez você viajar, mas sempre rola aquele cafezinho após o almoço, essa mistura café e vinho dá certo?

Então, vai depender muito do tipo de vinho que você degustou e também do café que você vai beber após seu almoço. Se durante a refeição você bebeu um vinho CARMENERE, PINO NOIR ou até mesmo um MERLOT, um café especial pode harmonizar super bem e encerrar seu almoço com chave de ouro. Uvas com sabores balanceados e suaves darão um toque requintado no seu café. Se o vinho for branco, não se preocupa, cai ainda melhor.

Mas essa mistura café e vinho pode ser prejudicial a minha saúde?

Não, obviamente que estamos falando aqui de doses moderadas, um café pela manhã e um vinho inicio da noite é a apoteose da saúde. O vinho consumido com moderação, segundo especialistas aumenta nosso tempo de vida, diminui o risco de doenças, em especial a depressão, e assim como o café aumenta o fluxo sanguíneo, entre outros benefícios a nossa saúde. O café como já escrito aqui no portal em artigos anteriores, além de muitos pontos positivos benéficos a nossa saúde, assim como o vinho também são oxidantes, então mistura Café e Vinho de forma correta só nos fara bem.

Além de fazer bem para nossa saúde, a união dessas duas bebidas pode ir além, drinks a base de café e vinho podem proporcionar experiencias agradáveis. Em alguns países da Europa, misturar café e vinho é comum em bares e cafeterias, adicionando algumas especiarias como canela, podem dar ainda mais sabor, essa mistura antigamente era usada por monges de forma medicinal.

Seja qual for a sua preferência, Café ou Vinho, deguste ambas com moderação, sem excesso, a moderação é fundamental na vida.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news