×
×

Escolha sua região:

Terça-feira, 21 de setembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Gastronomia
MENU
BUSCAR
Gastronomia
publicidade
block/single-columnist/block-title

Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

[email protected]
block/article/header
Gastronomia Compartilhar

Gustavo Maresch

Café e Covid-19: Entenda qual a relação

Entenda qual a relação entre Café e Covid 19. E lembre-se: use máscara, mantenha o distanciamento físico e vacine-se.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Café e Covid-19: Entenda qual a relação
Fonte: acervo pessoal do autor. Rodrigo Gomes Leite

Olá amigos leitores, desejo que a semana seja prospera, cheia de coisas positivas e muito café.

Impossível em todos os artigos que escrevo aqui, deixar de falar sobre os benefícios do café para a nossa saúde, ainda mais se for especial. Temos essa semente maravilhosa que após colhida, secada, torrada e extraída nos traz a melhor bebida, além de saborosa seus componentes nos ajudam a combater e evitar algumas doenças.

Há alguns dias, fomos surpreendidos com uma notícia maravilhosa. Estudos de uma universidade dos Estados Unidos, a Northwestern University, publicada em uma das revistas mais renomadas na área da saúde americana, a NUTRIENTS, descreve que o consumo do café de forma regular pode reduzir em até 10% o risco de contrair COVID-19.

A pesquisa mundial mostra as idades propensas a contrair COVID-19, sistema imunológico, comorbidades, entre outros, essa pesquisa mostra também uma variedade de fatores de riscos para a incidência, gravidade e morte pelo COVID-19. Em uma comunidade da Espanha, 913 pessoas foram voluntárias para uma pesquisa sobre o COVID-19, a maioria pessoas acima de 65 anos. Desses 913 voluntários, 62 casos mostraram sintomas compatíveis com o vírus, sendo que houve seis mortes. As pesquisas relataram que os casos propensos ao COVID eram de pessoas com alto índice de consumo de álcool e menor índice de consumo de café e até mesmo chás. Os pesquisadores ainda revelaram que o consumo de vegetais, menor consumo de carnes processas e o consumo diário de café diminui as chances de contrai o COVID-19.

Pesquisadores afirmam que “o café não é apenas uma fonte de cafeína, mas ele contribui e muito com dezenas de outros constituintes. Dentre esses muito importante para a imunidade’’. O café como já escrevi aqui, tem ácidos fenólicos que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Deixo claro aqui, assim como dizem pesquisadores que a cafeína ou o café não é um salva-vidas para o COVID-19 assim como para outras doenças também. Porém como mencionado acima e outros artigos já publicados aqui, o café auxilia na redução de contágio do vírus, mas nossos protocolos de seguranças deverão ser mantidos, como o uso de álcool em gel etc…

Tomar café é uma prática habitual no mundo, e com o distanciamento social e lockdown houve um aumento considerável no consumo do café pelo mundo, em especial no Brasil que já é o segundo maior consumidor, perdendo apenas pelos americanos.

Para escrever o artigo de hoje, usamos fontes do Conselho Nacional de Café.

Devemos valorizar mais o café, não somente como bebida, mas sim como um aliado para nossa saúde física e emocional.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news