Café e as suas torras. Qual a melhor torra?
Conheça os diferentes tipo de torra para o café, e como cada torra vai influenciar no sabor da sua bebida.
• Atualizado
Olá pessoal, desejo da semana é muito café, otimismo e fé! Nosso artigo da semana é para falar sobre os tipos de torra do café, esse é um processo primordial, e deve ser bem feito, caso contrário todo trabalho do produtor, que ficou um ano cuidando para entregar o melhor café, colocando suas energias, experiencias, desde o plantio até a secagem vai por água abaixo.
Já imaginou um café magnifico, com pontuação máxima, podendo chegar á um grande valor na saca e no processo de torra ficar queimado? Até dá um frio na barriga pensar assim, mas isso pode acontecer se o MESTRE DE TORRA errar esse processo. A torra é onde os amidos viram açúcar, os ácidos do café são eliminados, a umidade do café é evaporada, e várias substancias são liberadas, nesse processo o cheiro é hipnotizador aromatizando os grãos dentro da máquina de torra. O tempo para que todo esse processo ocorra no torrador vária entre sete minutos e 12 minuto, dependendo do grau de torra, e a temperatura é de 180graus à 240 graus.
Hoje para chegar na excelência de uma torra, existe máquinas com tecnologias espetaculares, mas nada substitui o trabalho do mestre de torras, que tem que ficar ligado entre máquina, cheiro e audição, sim, os grão no processo de torra emitem som chamados de crack, e cada tempo entre um crack e outro indica o processo e como está grau de torra.
Tipo de torra
Basicamente existe três tipos de grau de torra, TORRA CLARA, TORRA MÉDIA e TORRA ESCURA, vou descrever aqui as características do grão de café para cada tipo de torra, assim você pode já ter uma noção de como será o sabor do seu café olhando o grau de torra na embalagem.
TORRA CLARA
Nesse tipo de torra, a acidez do café é acentuada e cítrica, o aroma do café fica suave, o amargor do grão é pouco, fica uma bebida aveludada, pois os óleos essenciais do grão são preservados. Uma experiência magnifica na hora da degustação, sabor muito agradável e suave.
TORRA MÉDIA
Minha preferida, nesse grau de torra existe um equilíbrio em tudo, acides, aroma e amargor, dependendo das características do grão, acentua o açúcar deixando uma bebida doce, uma experiência maravilhosa. Não tem erro, torra média é provar e se apaixonar.
TORRA ESCURA
Pra amargo chega os boletos né. Nesse processo o amargor é muito acentuado, quase não tem acides, e o açúcar aparece superficialmente. Mas nesse processo os óleos essenciais são praticamente queimados, trazendo apenas um sabor de queimado na boca. Infelizmente é o tipo de torra mais comercializado no Brasil, onde 99% da indústria do café faz esse tipo de torra.
Você já deve ter visto em algumas embalagens de café a frase, CAFÉ FORTE. Isso não se dá ao tipo de grão, mas sim ao grau de torra. Quanto mais escuro for seu café, mais os grãos foram torrados, e menos sabor você vai ter.
A vida é de escolhas, escolha o melhor para sua vida, não se deixe levar pela escuridão, com “clareza” tudo fica melhor e mais saboroso.
Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.
Por Rodrigo Gomes Leite
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO