Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Café: Droga lícita?

Poderíamos chamar o café de droga lícita ? Entenda um pouco mais sobre esta bebida tão consumida que é o café.

• Atualizado

Por

Fonte: acervo pessoal do autor – Rodrigo Gomes Leite
Fonte: acervo pessoal do autor – Rodrigo Gomes Leite

Olá amigos leitores do PORTAL SCC10, desejo que a semana seja de coisas positivas, e vai ser! Se você já tomou seu café hoje, algo de bom já aconteceu na sua vida. O título da matéria de hoje talvez soe pesado, ainda mais diante da palavra droga lícita no mundo e as consequências que essas drogas trazem para a sociedade.

Quem trabalha com café já deve ter ouvido muito isso, café é uma droga se falando no caso literal. Não somente profissionais do café, mas acredito que você leitor já se deparou com essa questão. Pois bem.

O café é sim considerado uma droga licita. Drogas licitas são substancias psicoativas ou psicotrópicas, naturais ou produzidas, as drogas licitas não constituem crime. Mas calma lá, não pare de tomar café por conta disso, tem muito mais drogas em outros produtos comercializados do que a gente pensa, drogas licitas também são álcool, tabaco entre outros.

Mas o porque do café ser uma droga?

No café tem a substancia chamada cafeína, essa substancia como já escrevi aqui é estimulante, e toda substancia química ou natural que traz algum tipo de estimulo para nossa saúde é considerado droga, seja um estimulo diurético, cardíaco, energético.

Outros artigos aqui publicados, fala sobre a quantidade diária ideal para o consumo do café, isso porque o café consumido de forma equilibrada faz e muito bem para nossa saúde. O que não podemos é extrapolar na cafeína, tudo em excesso é prejudicial.

Se você optar em não consumir mais cafeína, você terá que parar com muitos outros alimentos, já que a cafeína é encontrada em refrigerantes, energéticos, alguns tipos de chás, erva-mate e chocolates.

O café é viciante sim, mas você não vai ter overdose tomando seu cafezinho de forma controlada, a cafeína é uma droga segura, o problema está sempre no excesso. Se durante o dia você extrapolou nas canecas de café, sentiu desconforto, coração acelerado, beba água, respire profundamente, consuma alimentos ricos em fibra, e fique atento, se não passar você pode ter se intoxicado, procure uma emergência.

A precaução é a melhor forma de não sofrermos consequências. Então não fiquem sem café, mas também não abuse da cafeína.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.