×
×

Escolha sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Gastronomia
MENU
BUSCAR
Gastronomia
publicidade
block/single-columnist/block-title

Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

gustavom[email protected]
block/article/header
Gastronomia Compartilhar

Gustavo Maresch

Café: crianças e idosos podem tomar?

O café, quando ingerido de forma controlada, é muito benéfico para a saúde. Confira se crianças e idosos podem beber café diariamente.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Café: crianças e idosos podem tomar?
Foto: Acervo pessoal – Rodrigo Gomes Leite

Olá leitores do portal, desejo uma semana cheia de coisas positivas, que seja especial como o café.

Alguns alimentos e bebidas são restritamente proibidos para crianças menores de 10 anos e idosos a partir dos 60 anos de idade. Será que o café é um desses alimentos? Pois bem, já falamos aqui, que a quantidade ingerida de café durante o dia de forma controlada é muito benéfica a nossa saúde, mas crianças e idosos podem beber café diariamente?

O café sempre vai nos fazer bem, só vai fazer mal se a gente extrapolar na quantidade diária de xicaras, o ideal para um adulto é até quatro xicaras diárias, se falando de café especial, se for o tradicional essa quantidade deve diminuir devido a sua qualidade. Vamos ver o que realmente pode e não pode nessas idades.

Crianças:

O consumo do café se inicia em casa, o exemplo é a maior herança que a gente pode deixar aos nossos filhos, quem nunca bebeu um pouco de café na mamadeira? Pois bem, após o segundo ano de idade, o café já pode ser introduzido como complemento de alimentação, não diariamente, e sempre em doses menores, o ideal nestes casos, é o leite acompanhar a bebida, sem açúcar. Também devemos cuidar o horário em oferecer esta bebida para crianças, pois como sabemos a cafeína é um estimulante, e ninguém quer ficar acordado no período da noite. Então, estudos comprovam que de forma regular, com dosagens semanais faz muito bem as crianças, as vitaminas encontradas como C, B, B1, B2, B3 e B4 além de minerais, magnésio e potássio são extremamente importantes no desenvolvimento da criança de forma saudável. Lembrando que os benefícios aqui, estão sempre atrelados ao CAFÉ ESPECIAL.

Idosos:

Como parar de beber café na velhice, justamente quanto tenho mais tempo? sim, talvez você tenha se perguntado isso, mas não, você não precisa parar de beber café na velhice. Em doses regulares o café que já foi seu aliado durante a sua vida, trará ainda mais benefícios durante a velhice, a cafeína é um estimulante, é uma aliada a sua memória, além de te proporcionar disposição para exercício físicos, pois é nessa idade que precisamos ainda mais de nossos músculos. Porém, é nesta fase da vida que alguns órgãos começam a cansar, por isso o consumido exagerado da bebida pode adiantar o processo desses órgãos, idosos com problemas renais, fígado e estomago deve diminuir o consumo. O fígado é responsável por quebrar as moléculas de cafeína para que elas sejam absorvidas pelo nosso corpo. Portanto, o metabolismo da cafeína depende do estado desse sistema enzimático do fígado. Além disso, um estômago não saudável aguenta poucas doses de cafeína, antes de te fazer sentir muita azia. Por fim, consumir grandes doses de café pode levar a palpitações e taquicardias.

O café sempre será um aliado à nossa saúde, mas lembre-se, tudo exageradamente consumido, seja alimentos, bebidas e ações, nem sempre nos faz bem!


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news