×
×

Escolha sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Gastronomia
MENU
BUSCAR
Gastronomia
publicidade
block/single-columnist/block-title

Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

[email protected]
block/article/header
Gastronomia Compartilhar

Gustavo Maresch

Café: conheça alguns métodos para extrair o café perfeito

Aprenda a fazer café em casa utilizando os diferentes métodos de extração, iguais aos utilizados em grandes cafeterias.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Café: conheça alguns métodos para extrair o café perfeito
Chemex – Foto: acervo pessoal do autor – Rodrigo Gomes Leite

Olá amigos leitores, hoje feriado, desejo um maravilhoso dia a vocês, que seja especial como o café.

O modismo as vezes rouba a cena de produtos, estilos, e ritual clássicos. A chatice humana as vezes em colocar regras em coisas que não são fora de lei, ou impor que você deva fazer coisas que não são do seu gosto pessoal incomoda. Exemplo no café, não pode colocar açúcar, não coloque leite, só se deve tomar café em caneca de porcelana, isso incomoda né. Como já disse aqui, o café especial já é adoçado do pé, colocando leite ou açúcar vai alterar todo o sabor dessa deliciosa bebida, mas a regra é sua, se você gosta de feijão com banana, continue, agrade seu paladar, sua vida, não aos outros.

Por muitos anos, foi inventado vários métodos para se fazer um café. Alguns métodos usados hoje, pessoas acham que é modismo, mas não, vários destes que vou comentar aqui foi inventado no século passado, vamos conhecer esses tipos de extração que faz um café além de super delicioso, um charme.

CHEMEX

Esse elegante método que até hoje está em exibição em galerias de arte pelo mundo, foi inventado em 1941. Quem inventou essa beleza foi um cientista alemão chamado Dr. Peter Schlumbohm, esse método é feito de um tipo de vidro especial, esse vidro aguenta altas temperaturas. Seu formato é único, neste método é usado um filtro de celulose mais grosso que o normal, extraindo um café extremamente limpo e saboroso.

Chemex
Chemex – Fonte: acervo pessoal – Rodrigo Gomes Leite

SIFÃO

Elegante, curioso e um pouco de alquimia. Este método criado em 1840 por Marie Fanny Amelne Massot, o sifão ou globinho como é conhecido aqui no Brasil, extrai o café pelo método de imersão. O café é delicioso, preserva os óleos essenciais dos grãos, deixando seu café intenso e muito saboroso.

Sifão. Foto: acervo pessoal do autor – Rodrigo Gomes Leite

FRENCH PRESS

Conhecido aqui como prensa francesa, esse método é por infusão, foi inventada em 1929 pelo Italiano Atillio Calimani. O nome Prensa Francesa se dá por que este método ficou conhecido em 1850 na França. Se tornou um dos métodos mais utilizados, pois além de ser pratico, não usa nem um tipo de papel. Este método quanto mais tempo o grão moído em contato com a água, mais intenso fica o café.

French Press – acervo pessoal do autor – Rodrigo Gomes Leite

Não importa o método que você usa para fazer seu café, colocando amor em tudo o que se faz, nada fica desagradável, e lembre-se, agrade seu paladar, sua vida, não aos outros.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news