Fernando Machado

Jornalista desde 2008, é apresentador do SBT Meio-dia, repórter de rádio e produtor de conteúdo para site e mídia sociais.


Fernando Machado Compartilhar
Fernando Machado

Cirurgias eletivas: mantenha os dados para contato atualizados para o mutirão

A grande pergunta agora é: como vai ser a convocação dos pacientes?

• Atualizado

Por

Foto: Morgana Fernandes/SCC SBT
Foto: Morgana Fernandes/SCC SBT

A grande notícia da semana vem da área da Saúde em Santa Catarina. O “Plano de Ação” do governo do estado para zerar a fila por cirurgias eletivas. Atualmente, 105 mil pessoas esperam por cirurgias, e, o pior: pelo menos 70 mil estão ainda esperando consultas para depois passar pelo procedimento. O governo catarinense apresentou a estratégia para acelerar o processo e pretende acabar com a espera em seis meses. Os investimentos vão contar com a ajuda do governo federal por meio do ministério da Saúde.

Como o governo pretende executar as cirurgias eletivas?

A grande pergunta agora é: como vai ser a convocação dos pacientes para as cirurgias eletivas? Todos sabemos que muitos desses 105 mil catarinenses, que ocupam a fila por cirurgias, estão esperando há meses. Com o anúncio do “Plano de Ação” do governo, é natural que as pessoas comecem a questionar como será a chamada para o procedimento.

Esse questionamento eu levei à secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto, durante a entrevista dela no SCC Meio-Dia. A resposta é que as prefeituras, através dos postos de saúde dos bairros vão auxiliar no contato, por isso é extremamente importante atualizar o contato com a rede de saúde do bairro, caso você tenha troca de telefone, ou de localização. Cirurgias de câncer, ortopédicas e cardíacas serão as primeiras.

O Berbigão do Boca está de volta!

Nesta sexta-feira (10) começa oficialmente o carnaval de Florianópolis com o tradicional bloco “Berbigão do Boca”. A festa vai acontecer no Largo a Alfândega e no Mercado Público. A partir as 14h, muita música e o concurso gastronômico a base de berbigão. No final tarde os foliões saem pelas ruas do Centro Histórico de Floripa no arrastão que fecha a farra.

ALÔ COMUNIDADE: A pedra fica!

Fim da polêmica envolvendo a orla de Coqueiros, A comunidade alegou preocupação com as obras de revitalização, especialmente com o deck de madeira que será construído no local. O problema levantado estaria da implosão de pedras históricas do bairro. A Prefeitura de Florianópolis já explicou que as pedras não serão removidas, a estrutura de decks vai contornar as pedras. Apenas uma das pedras está em análise para melhor aproveitamento.  

Cemitério dentro de casa?

O repórter Kaiky Goede, do SCC, levantou uma triste situação envolvendo os moradores do bairro Passa Vinte, em Palhoça. É algo que chega próximo do inacreditável. O cemitério do bairro está invadindo residências. Tudo começou com um deslizamento de terra, mas sem contenção, a erosão atingiu túmulos, que não resistiram e desabaram.

Hoje, famílias convivem com ossos humanos no terreno de casa. Além disso, familiares dos falecidos estão, com toda razão, revoltados com a falta de respeito com quem partiu. Já são dois meses de luta por melhorias e a resolução do problema. Um muro de contenção e a reconstrução dos túmulos.

Foto: reprodução/SCC SBT

Ao SCC, a Prefeitura alegou que está analisando a situação e pretende executar um termo de referência para contratar uma empresa especializada na contenção do local. O Ministério Público também prometeu analisar o caso. 

Dívida zero

A CASAN estendeu até o dia 28 de fevereiro seu programa Zera Dívida, que permite o parcelamento de débitos nas contas de água e esgoto. Com a negociação, o pagamento pode ser feito em cota única, com isenção total de juros, ou em até 60 parcelas – nesse caso com isenção escalonada de juros.

Ficou interessado? É só procurar qualquer agência da Companhia ou acessar o atendimento a distância no site www.casan.com.br.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.