Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Fabiano Braun Compartilhar
Fabiano Braun

Pesquisa inédita em SC mostra que corredores combatem melhor a infecção por Covid-19

Dos mais de mil atletas amadores participantes, apenas 1,3% precisou de internação para o tratamento da doença

• Atualizado

Por

Imagem Ilustrativa. Foto: Pexels | Banco de Imagens.
Imagem Ilustrativa. Foto: Pexels | Banco de Imagens.

Uma pesquisa inédita realizada em Santa Catarina comprovou a importância da atividade física regular como auxílio à proteção contra a Covid-19. A Associação de Treinadores de Corrida de Santa Catarina (ATC-SC) fez um levantamento com 1.005 corredores do Estado para traçar um cenário da pandemia no segmento. A maioria dos resultados foram dentro da média nacional. No entanto, o número de atletas amadores que necessitaram de internação hospitalar foi inferior, de apenas 1,3%. 

Foto: ATC-SC | Divulgação.

O baixo percentual de internação comprova que os corredores catarinenses suportaram melhor a infecção pela Covid-19. Do total, 39,8% informaram que testaram positivo para a doença – um pouco abaixo da média nacional. Além de reduzir a procura de hospitais, a corrida e a atividade física também têm papel de destaque para o tratamento.

Os números da pesquisa confirmaram a importância do exercício físico para a proteção, mas influi positivamente, ainda, no pós-Covid. Entre os infectados, um aluno da minha assessoria teve o pulmão comprometido devido à infecção. Porém, com o sistema cardiorrespiratório fortalecido, ele não precisou ser entubado, como ocorreu com outros pacientes com quadro similar. Ou seja, estava em boas condições para combater o vírus. 

Além de verificar o impacto da Covid-19 nos corredores, a pesquisa realizada pela associação com mais de 25 assessorias esportivas de SC verificou o andamento da vacinação no segmento. Fundamentais para a proteção contra o vírus, as vacinas são muito bem-vindas entre os atletas. Conforme o levantamento, 98,4% deles estão ou com o esquema vacinal em dia, ou irão se vacinar quando puderem. Por outro lado, há 1,6% que respondeu que não pretende tomar a vacina. Nesse sentido, o resultado do levantamento estadual traça o próximo objetivo da ATC-SC: incentivar e conscientizar ainda mais pela imunização.

Mais uma vez a vacina se mostra fundamental para a proteção. No entanto, temos um pequeno percentual que demonstrou que não pretende se vacinar. Por isso, vamos continuar a fazer campanha de incentivo à vacina para essa pequena população e tentar reduzir ainda mais os números. Afinal, está muito claro que a vacina protege contra a Covid-19.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.