Extração de café: conheça os diferentes métodos
Aprenda a fazer café em casa utilizando os diferentes métodos de extração, iguais aos utilizados em grandes cafeterias.
• Atualizado
Olá amigo leitores. Conforme prometido na semana passada, hoje vamos falar de alguns métodos de extração de café, e como fazer um café correto em casa.
Primeiramente para a gente conseguir se beneficiar de todo o sabor que o café especial pode nos proporcionar, o ideal é moer somente na hora do preparo. Compre seu café em grãos e moa somente a quantidade desejada na hora. Hoje no mercado existe vários tipos de moedores, elétricos, manuais, e alguns com baixo custo e ótimo benefício.
Mas porque devemos moer o café somente na hora?
Porque os grãos, após triturado, começa a oxidar, e em contato com o ar, as partículas que contém todos os sabores do café acabam evaporando de forma muito rápida, por isso o ideal é fazer seu café em até 15 minutos após a moagem.
E a água ?
Sobre a água, sim você pode deixar ferver, o que não podemos é colocar a água sobre os grãos moídos ainda em fervura, a temperatura ideal é de 94 a 96 graus Celsius.
Qual a quantidade correta de água X café?
Usamos uma regra bem básica para a proporção correta, 10/1, exemplo: A cada 400 ml de água a gente deve moer 40 gramas de café, mas eu quero fazer 600 ml de água, então eu trituro 60 gramas de café, e assim sucessivamente.
Utensílios de papel e pano
Caros leitores, quando for fazer seu café em métodos de filtro de papel, sempre escaldar esses filtros com água fervente antes. Como são feitos de celulose, podem conter resíduos que podem atrapalhar o sabor do café, e nesse processo de escaldamento, o decanter, ou a jarra que você vai fazer seu café, já fica aquecida. Já no filtro de pano, pode conter resíduos de sabão, pó, então sempre escaldar antes do preparo.
Métodos de extração
Os métodos mais tradicionais são com os filtros de papel. Já existe no mercado uma variação desses filtros e seus suportes. Alguns filtros mais grossos, ranhuras e formatos diferentes. Esse método quando depositamos água no pó de café e a física faz sua parte se chama Método Filtrado.
Outro método bem tradicional, se chama Prensa Francesa, ou french press. Esse método a gente deposita os grãos moídos no embolo, colocamos água quente e deixamos por dois minutos a água fazendo a infusão. Após isso a gente abaixa o êmbolo com o filtro, os grãos ficam na parte de baixo subindo somente a água com o café já filtrado.
Alguns métodos de filtragem de café com filtros de papel:
Hario v60
Chemex
Clever
Independente de qual método você vai extrair o seu café, consuma sempre café especial. Não se deixe levar pela complexidade, ou pelo método mais bonito. O que importa na verdade é seu momento e com quem você divide uma xícara deste maravilhoso líquido.
Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.
Por Rodrigo Gomes Leite
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO