Brasileiros Rafael Matos e Luisa Stefani fazem história e vencem Australian Open
Os dois se tornaram a primeira dupla totalmente brasileira a levantar um Grand Slam
• Atualizado
A dupla de brasileiros Rafael Matos e Luisa Stefani foram campeões do Australian Open, nesta quinta-feira, 27. Os dois derrotaram na final a dupla indiana formada por Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (2) e 6/2 na quadra central Rod Laver Arena. No Australian Open, foram mais cinco vitórias e só um set perdido na semifinal contra os australiano Marc Polmans e Olivia Gadecki.
O título é histórico para o tênis brasileiro já que pela primeira vez uma dupla 100% brasileira ergue um caneco de Grand Slam. Matos e Stefani se tornam o sexto (a) e sétimo (a) brasileiros a vencer um torneio desse porte na história igualando feitos de Maria Esther Bueno (19 conquistas), Bruno Soares (6), Gustavo Kuerten (3), Marcelo Melo (2) e Thomaz Koch (1).
Matos e Luisa começaram as conversas para jogarem duplas mistas juntos no meio do ano passado, quando a paulistana ainda terminava sua recuperação de cirurgia no joelho. O acerto veio em novembro após a definição do calendário e a disputa do Brasil na United Cup, em Brisbane, na Austrália, nos últimos dias de dezembro. E o sucesso foi instantâneo com duas vitórias contra a Itália e a Noruega.
Matos, 29º do mundo e primeiro do Brasil, soma seis títulos de ATP na carreira, cinco deles conquistados no ano passado e agora ergue seu primeiro Slam e maior conquista. Ele destacou o momento especial na carreira: “Jogar com outra brasileira, uma amiga de muito tempo é muito especial. Recebi muitas mensagens de muitos brasileiros, de nossas famílias, amigos, foi muito especial esse momento para nós”, disse.
Rafael, treinado por Franco Ferreiro e que viajou para a Austrália ao lado do também treinador da ADK Tennis, Luiz Peniza, destacou a realização de um sonho de criança: “Desde pequeno tu sonha com momentos assim e se tornar realidade é difícil de colocar em palavras. É muito gratificante, satisfação grande, dá um prazer, felicidade de olhar pra trás em tudo que tu trabalhou e sempre sonhou e teve como objetivo tornar realidade. Essas semanas aqui foram muito importantes. Estávamos bem focados nesse objetivo. Quando você trabalha e dá certo é sempre muito bom. Estou muito feliz com o resultado e o desempenho também”.
Ele fez uma análise da partida: “Começamos bem, uma quebra na frente, nervosismo estava grande , demos uma vaciladinha, não usamos tanto nossas armas e fizemos o jogo deles. Mas o game do 3/5 foi muito importante, e a gente conseguiu manter a calma e a cabeça no lugar. Depois da quebra, ter mantido o saque no 5 a 5 conseguimos soltar nosso jogo e dominar do jeito que queríamos que funcionasse”, apontou.
Matos retorna ao Brasil já na noite desta sexta-feira (27) e na segunda-feira (30), inicia os treinos com o time brasileiro que disputa a Copa Davis contra a China nos dias 3 e 4 de fevereiro em Florianópolis.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO