Clayton Ramos

Jornalista com 30 anos de carreira e apresentador do Tá Na Hora SC


Clayton Ramos Compartilhar
Terror no campus

Homem com histórico criminal é preso por tentar estuprar estudante da UFSC

O acusado, com 41 anos, possui uma extensa ficha criminal

• Atualizado

Por e

Imagem: Cedida ao SCC10
Imagem: Cedida ao SCC10

Uma estudante de 20 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estagiária do Tribunal de Justiça, foi vítima de assédio, perseguição e tentativa de estupro no bairro da Trindade, em Florianópolis, na terça-feira (18). O caso resultou na prisão de um homem de 41 anos, em situação de rua, que possui antecedentes por estupro tentado, assédio sexual, furto, invasão de domicílio e outros crimes.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a jovem acionou os agentes do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) assim que chegou à sede do TJ. Ela relatou que foi assediada e perseguida pelo homem, que a abordou de forma agressiva. Felizmente, a estudante conseguiu se desvencilhar e entrou em um coletivo.

Uma equipe policial foi rapidamente deslocada até o campus da UFSC, e, após uma ronda, prendeu o suspeito em flagrante. O homem foi levado à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por tentativa de estupro e ameaça. Após passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (19), a prisão preventiva do acusado foi decretada, e ele responderá por estupro tentado.

Durante seu depoimento, a estudante revelou que não foi a primeira vez que o homem a abordou com atitudes agressivas e perturbadoras naquele mesmo local, sendo que uma colega de faculdade a acompanhava na ocasião e serviu como testemunha.

O acusado, com 41 anos, possui uma extensa ficha criminal, com passagens pela polícia por crimes como furto, assédio sexual, invasão de domicílio e lesão corporal.

Segundo o secretário de Assistência Social de Florianópolis, Bruno Souza, o acusado possui problemas de saúde mental, incluindo esquizofrenia, e foi internado em um hospital psiquiátrico em 2021, mas foi liberado. Souza afirmou que o homem pode ser internado novamente, dependendo dos desdobramentos do inquérito.

De acordo com a assessoria de imprensa da UFSC, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da unidade educacional auxiliou na detenção do homem que se encontrava próximo ao Centro Socioeconômico (CSE) da universidade.

“Ele é acusado por crimes (estupro, furtos e estupro de vulnerável) cometidos anteriormente, fora do espaço da Universidade. Além da equipe da SSI, que conduziu o homem à central de flagrantes da Polícia Civil em sua viatura, servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) também auxiliaram na detenção”, disse a UFSC por meio de nota.

Protesto contra a falta de segurança na UFSC

Em resposta ao ocorrido, estudantes da UFSC organizaram um protesto para exigir mais segurança no campus. A falta de segurança na universidade tem sido uma preocupação crescente;

O protesto ocorrerá nesta sexta-feira (21), às 13h, em frente ao Restaurante Universitário (RU), e seguirá até a reitoria. As estudantes exigem mais investimentos em segurança, políticas institucionais de proteção contra violências sexuais e de gênero, e a criação de um ambiente mais seguro para todos os alunos. O movimento também denuncia os cortes de verbas na educação, que têm contribuído para a precarização da universidade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.