Homem armado com faca ameaça estudantes na UFSC
A UFSC vai realizar uma audiência pública para debater a segurança do campus
• Atualizado
O que era para ser um simples intervalo de aula acabou se tornou um momento de pânico para um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com relatos, um homem em surto se aproximou de seis alunos e começou a fazer ameaças com uma faca, nas proximidades do Centro Socioeconômico (CSE), no campus da Trindade, em Florianópolis.
Um dos estudantes, que preferiu não se identificar, contou à reportagem que o suspeito estava completamente alterado. “Ele gritava muito com a gente, pedindo um monte de coisa. Isso chamou a atenção de outras pessoas e, com isso, ele foi embora. Mas antes ainda jogou uma pedra em um carro que passava próximo”, relatou o aluno do curso de Administração.
A Polícia Militar foi acionada e prestou apoio aos universitários. Segundo a corporação, foram realizadas buscas na região, mas o homem não foi localizado até o momento.
Segurança no Campus
Na semana passada, duas alunas foram assaltadas enquanto voltavam para casa após as aulas. Uma delas chegou a ser agredida e teve o celular roubado por criminosos em uma motocicleta.
Em nota, a universidade informou que está colaborando com as autoridades na investigação dos assaltos e vai reforçar a segurança no campus. A Secretaria de Segurança Institucional (SSI) acionou a Polícia Militar e iniciou a análise das imagens do sistema de videomonitoramento para ajudar na identificação dos autores.
A instituição também afirmou que as vítimas foram acolhidas pela Reitoria e estão recebendo acompanhamento psicológico e acadêmico. Entre as medidas de reforço, estão o aumento das rondas com motocicletas e a expansão do sistema de vigilância eletrônica.
Leia a nota da UFSC na íntegra:
“A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está colaborando com as autoridades para esclarecer a ocorrência policial envolvendo duas estudantes da instituição, registrada na noite de quarta-feira (8/10), nas proximidades do Centro Socioeconômico (CSE), no campus Trindade.
Assim que foi informada do fato, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) acionou a Polícia Militar e iniciou a análise das imagens do sistema de videomonitoramento, a fim de auxiliar na identificação dos autores. Na manhã desta quinta-feira, uma das vítimas procurou a Segurança da UFSC, onde registrou boletim de ocorrência e forneceu informações já encaminhadas à Polícia Civil, responsável pela investigação.
A Administração Central reafirma a cooperação com as forças de segurança pública no campus, parceiras nas ações de prevenção e no atendimento a ocorrências na Universidade e em seu entorno.
A UFSC manifesta solidariedade às estudantes e reitera seu compromisso com a segurança da comunidade universitária. As vítimas foram recebidas no Gabinete da Reitoria e, após o devido acolhimento, a Administração Central acionou as pró-reitorias competentes, recomendando o acompanhamento psicológico e acadêmico necessários.
A instituição vem adotando medidas para ampliar a proteção, como o reforço das rondas com motocicletas e a expansão do sistema de vigilância eletrônica. Paralelamente, a UFSC atua em nível nacional, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e junto ao Congresso Nacional, na busca de recursos para a presença de profissionais estáveis e qualificados na proteção dos campi.
A Reitoria também tem buscado soluções para melhorar a iluminação em áreas de grande circulação e para definir rotas mais seguras para o deslocamento de estudantes, servidores e visitantes. Trata-se de um desafio permanente, considerando que o campus Trindade possui área superior a 912 mil metros quadrados e livre acesso à comunidade.
A Administração Central reafirma seu compromisso de seguir dialogando com a comunidade universitária e com as autoridades competentes, para que o campus da UFSC continue sendo um espaço de convivência, estudo e trabalho pautado pela segurança, pelo respeito e pela vida.”
Audiência pública vai discutir segurança na UFSC
Está marcada para a tarde desta sexta-feira (17), às 16h, no Auditório do CSE. O encontro vai discutir a proposta de Resolução Normativa da Política de Segurança Institucional da UFSC e será transmitido ao vivo pelo canal da TV UFSC no YouTube.
A Administração Central destacou, em comunicado, que segue em diálogo com as autoridades competentes e com a comunidade universitária “para que o campus da UFSC continue sendo um espaço de convivência, estudo e trabalho pautado pela segurança, pelo respeito e pela vida”.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO