Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Arquitetura Compartilhar
Cinthia Massa

6 estratégias para uma cozinha organizada

A cozinha é um dos lugares mais movimentados de uma residência

• Atualizado

Por

Imagem: Projeto Autoral
Imagem: Projeto Autoral

É notável que nos dias atuais o ser humano está cada vez mais em busca de qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida seria “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”, ou seja, a qualidade dos espaços ao nosso redor e a percepção que temos dos mesmos, tem influência direta na sensação de bem-estar.  

E com esse objetivo, a arquitetura é um grande aliado, pois permite o planejamento dos ambientes, com soluções que atendem as necessidades de cada indivíduo, identificando aspectos que vão além de técnicos e de custos. Qual a sensação que você espera ao chega em casa após uma semana exaustiva de trabalho? Um bom planejamento permite ambientes aconchegantes, funcionais e produtivos, ainda mais quando associados a boas estratégias de organização.  

A cozinha, por exemplo, é um dos lugares mais movimentados de uma residência. Lugar para preparar desde lanches rápidos até jantares importantes. E que dependo do layout torna-se o ambiente perfeito para reunir a família e bons amigos. E com isso, a dúvida que fica é: “como manter a cozinha sempre organizada?”. Hoje vou mostrar 6 estratégias para que essa realidade seja possível. 

1. Faça manutenções periódicas 

Parece até besteira, mas a cozinha, assim como todos os cômodos de uma casa, necessita de manutenções periódicas. Com isso, é possível identificar alimentos vencidos ou estragados que devem ser descartados, utensílios e equipamentos sem uso, até o que não deveria estar na cozinha. Assim, cada item volta para o seu devido lugar, facilitando na correria do dia a dia. 

Organizando um pouco cada dia com certeza facilita o processo, mas uma faxina geral na cozinha de tempos em tempos é necessária. 

2. Cada item deve ter seu lugar 

Essa estratégia se bem pensada só será necessária uma única vez, pois tem como objetivo facilitar para que cada item da cozinha volte para o seu lugar depois de utilizado. A cozinha precisa ser funcional. Com isso, o ideal é que itens como colher de pau, espátulas, pegador de macarrão, por exemplo, fiquem próximos ao fogão, em uma gaveta ou em porta talheres sobre a bancada que permita esse fácil acesso ao utensílio.  

Outra dica é setorizar as áreas dos armários da cozinha. Como exemplo, determinar um espaço apenas para itens do cotidiano, pratos, copos, panelas, não necessariamente juntos, porém sempre próximos. Em prateleiras, deixar as de mais fácil acesso para a louça do dia a dia, e as demais para itens mais sentimentais, que são usados somente em ocasiões especiais. 

Aqui a principal dica é: Itens mais usados devem ficar em local acessível e próximos ao local de uso. Se não for assim, certamente em pouco tempo ficarão fora do lugar. 

3. Categorize todos itens  

Essa é a estratégia mais simples que vou passar pra vocês hoje, categorizar. Reúna itens semelhantes, talheres, pratos, potes, panelas e outros, e também conforme o uso (de acordo com o tópico 2 acima deste) e tamanho das peças. 

Imagem: Reprodução/ Pinterest

4. Aproveite os espaços verticais da sua cozinha 

Armários, prateleiras ou organizadores de parede são opções super funcionais para cozinhas grandes ou pequenas. O fato de “tirar” as coisas do chão contribui para a sensação de ambiente organizado.  
Os armários tem a vantagem de “esconder” a bagunça, mas também se tornam mais harmônicos ao entorno. 

5. Utilize organizadores  

A quinta estratégia é utilizar organizadores. Essa solução ajuda a dar um lugar exato para cada item. E esse é o momento para usar e abusar do “porta coisas”, entre eles: 

– Porta talheres 
– Porta papel toalha
– Cestos para frutas, verduras e legumes 
– Escorredor de louça e talheres 
– Recipiente para temperos 
– Paneleiros 
– Suportes para copos e xícaras 

Sendo essas opções para adaptar espaços existentes. Se a cozinha for executada do zero, com um bom projeto e planejamento, a sua cozinha pode desde o início ter algumas dessas estratégias embutidas nos móveis, como o espaço certo para os temperos, e gavetas planejadas para as panelas e suas tampas, por exemplo. 

Imagem: Reprodução/ Pinterest

6. Organize os alimentos 

Os polêmicos potes.  

Pensando em qualidade de vida, as melhores opções no mercado são os herméticos de vidro. São os mais indicados, pois além da organização, e pelo fato de serem padronizados, deixam o ambiente mais elegante, e também conservam muito melhor os alimentos. Esse item é encontrado de diversos tamanhos, sendo ótimo até mesmo para reservar temperos. 

Imagem: Reprodução/ Pinterest

E essas foram as 6 estratégias para uma cozinha organizada. E até que é fácil, não é mesmo? Mantendo algumas delas, todos os objetos da sua cozinha sempre voltarão para os seus devidos lugares.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.