IRPF: Procedimentos e cirurgias estéticas podem ser deduzidas!
Diferente do que muitos contadores orientam, a Lei não diferencia o tipo de despesa médica
• Atualizado
Fez harmonização facial ou colocou silicone? Deduza do Imposto de Renda! Despesas estéticas podem ser abatidas do IRPF, desde que o procedimento seja feito por um médico. É isso mesmo! Se você passou por algum procedimento estético em 2021, que tal abater no Imposto de Renda?
Febre entre os fãs de selfies, a harmonização facial deu um ”up” no visual de muitos contribuintes! E a boa notícia é que procedimentos e cirurgias de fins estéticos e podem sim ser abatidos no Imposto de Renda. Diferente do que muitos contadores orientam, a Lei não diferencia o tipo de despesa médica. Por tanto, qualquer procedimento que tenha sido feito por um médico, seja saúde ou pela estética podem sim ser deduzidos da base de cálculo do IRPF.
É que a única exigência para o abatimento nas despesas médicas, que aliás não tem limite para dedução, é que a finalidade do procedimento seja para prevenir, manter ou recuperar a saúde mental ou física do paciente. Por isso, independe se o procedimento foi para elevar a autoestima ou para tratar uma doença.
A advogada Karen Sigounas Vieira, que é especialista em direito tributário, graduanda de contabilidade e associada ao Escritório Gouveia dos Reis, explica como garantir a dedução. Olha só:
Lembrando que, neste ano, o prazo para prestar contas com o leão é mais curto! Até dia 29 de abril as declarações devem ser enviadas – ou seja, falta menos de um mês.
Gostou das dicas? Sugestões de assuntos são sempre bem-vindas! Me chama lá no meu Instagram @cibellyfavero. Vou adorar receber a sua mensagem! E te espero de segunda a sexta, ao vivo, no SCC News!! Às 19h20! Até lá!
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO