Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Cibelly Favero Compartilhar
Cibelly Favero

Diesel mais caro que a gasolina?

Em Santa Catarina, os postos cobram a média de R$7,50 por litro

Por

• Atualizado

Imagem ilustrativa. Pixabay
Imagem ilustrativa. Pixabay

É, chegou a vez do diesel entrar para a lista dos vilões. A alta descolou o diesel do preço do petróleo. Em Santa Catarina, os postos cobram a média de R$7,50 por litro. Aumento que começa a ser sentido no bolso do consumidor. Já que a elevação reflete no preço do frete e, consequentemente, em toda a cadeia produtiva. E esse aumento é reflexo de vários fatores.

Corrida por petróleo

Há uma redução considerável na capacidade de produção do petróleo no mundo. Ao mesmo tempo em que a demanda aumentou de maneira veloz. Um desequilíbrio no mercado global que não se resolve no curto prazo. E, enquanto isso, o preço dispara no ritmo da “lei oferta e demanda”.

Boicote ao diesel russo

Sim, a guerra na Ucrânia deu um belo empurrão na elevação do preço. Aliás, o empurrão mais forte.
É que as sanções à Rússia chacoalharam o mercado internacional. E não se esperava menos. Imagine que a Rússia é uma das principais exportadoras de petróleo. E da noite para o dia perdeu clientes gigantes: Europa e Estados Unidos.

E o que o Brasil tem a ver com isso?

Para suprir toda a demanda, o Brasil importa diesel dos Estados Unidos. Só que sem comprar da Rússia, diminuiu a capacidade de exportação dos EUA. Ao mesmo tempo que chegam novos clientes, como alguns países da Europa.
Sim, estamos praticamente disputando com os europeus a compra dos barris. É claro que a disputa valorizaria o produto.

E esse caminho é só para chegar aqui! Até que o produto saia na bomba dos postos brasileiros, ele vai embutindo tributos no caminho.
Mas essa história quem é brasileiro conhece bem.

Gostou do conteúdo? Tem sugestões de assuntos? Me conta lá no Instagram @CibellyFavero ! E eu te espero de segunda a sexta, às 19h15, no SCC News!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

publicidade
publicidade

Veja mais