Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Cibelly Favero Compartilhar
Cibelly Fávero

Cartão de crédito: transforme o vilão em mocinho

Veja como aproveitar os benefícios do crédito para melhorar seu orçamento

• Atualizado

Por

Foto: Freepik | Banco de Imagens
Foto: Freepik | Banco de Imagens

Se falar em cartão de crédito te dá arrepios, aqui no texto tem uma boa oportunidade pra você rever seus conceitos. É que para quem está dedicado em organizar o orçamento, o cartão de crédito é um aliado importante que não pode ser ignorado.

Vamos combinar que mesmo que você sinta muita alegria quando a fatura chega, nada mais transparente que o extrato dos gastos do cartão de crédito. E tá aí uma boa oportunidade para controlar e cortar gastos, além de ajustar o orçamento.

Observando os gastos mensais descritos na fatura você pode identificar com facilidade os excessos e economizar já no mês seguinte.

O limite de crédito não é dinheiro

É obvio, mas tem muita gente que evita o usar o cartão por medo de se perder nos gastos. Mas olha, já passou da hora de amadurecer e entender que o que você gastar no crédito equivale ao seu dinheiro suado saindo da carteira. Então, prudência!

Saiba com clareza quanto você custa por mês

O seu custo médio mensal se repete e você precisa saber que valor é esse. Até para entender se esse custo realmente cabe no seu orçamento ou se precisa enxugar. E exatamente por isso, a descrição detalhada da fatura é tão importante.

E para não se perder nas contas, vale “segurar” o dinheiro na conta e usar somente o cartão. Aí você vai ter na fatura o gasto real do seu mês. Porque se você pagar um pouco do seu dinheiro e um pouco no cartão, quando perceber está sem dinheiro e com a fatura enorme.

Nada de parcelar

Se o seu custo é mensal não faz sentido parcelar, não é mesmo? Nada de parcelar gasolina, mercado ou outros custos diários. Foco no controle e na economia! Pra mim funciona assim: o dinheiro do mês fica na conta digital rendendo, enquanto todas as minhas despesas mensais são pagas com o cartão de crédito. Tenho um valor estipulado que não pode ser ultrapassado. Quando a fatura fecha, o dinheiro está ali esperando.

E, facilmente consigo conferir no que eu gastei. Analiso a fatura e planejo o mês seguinte. Com o tempo esse processo se torna natural. E o hábito de economizar, mesmo usando o crédito, também.

Outros benefícios

Até aqui falamos apenas em usar o cartão de crédito corretamente, né? Mas a maior vantagem são os pontos!
Não importa a bandeira do seu cartão, com certeza, ele tem um programa de pontos que podem ser trocados, vendidos ou transformados em milhas aéreas.

O cartão de crédito não é a única fonte para acumular pontos, mas é a principal. Não dá pra ignorar. Hoje em dia dá até pra abastecer o carro usando os pontos – que você acumula só por usar o cartão cadastrado. Na ponta do lápis, é dinheiro também.

Como escolher o cartão de crédito?

Hoje em dia não tem razão pra você pagar uma anuidade cara. Na verdade a maioria dos bancos oferece gratuidade – se você pedir. Muitas vezes essa gratuidade vai depender do valor que você gasta na fatura. Se o seu foco for acumular pontos, um cartão com taxa pode ser mais vantajoso. Mas é preciso fazer a conta.

Existe um universo de vantagens quando o assunto é pontos ou milhas. Mas vamos falar detalhadamente sobre isso no próximo texto! Vou trazer dicas pra você começar a transformar esses pontos em dinheiro.

E se você tiver dúvidas ou outras sugestões, me envia lá no instagram @cibellyfavero . Vou adorar responder a tua mensagem!

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.