Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Colunistas Compartilhar
Gustavo Maresch

Café com queijo: uma harmonização deliciosa

Aprenda a fazer uma deliciosa e inusitada harmonização entre café e queijo.

• Atualizado

Por

Café com queijo. Fonte: Pinterest
Café com queijo. Fonte: Pinterest

Olá queridos leitores, nosso papo sobre café especial continua e, fazendo jus a página aqui do Chef Gustavo, vamos falar brevemente sobre a harmonização de café.

Mas o que combina com café ?

A Harmonização com café vai muito além do pão com manteiga. Começamos hoje com uma combinação exótica e deliciosa: CAFÉ e QUEIJO.

Lembrando a vocês leitores, que essa harmonização tem que ser com café especial, moído na hora, feito todo naquele processo simples, porém, muito importante para se extrair o sabor do café especial. Falamos isso no nosso primeiro e segundo artigo.

O que não se pode na harmonização é um ingrediente roubar a cena do outro. Na verdade a palavra harmonização já diz tudo, é combinação: um ajuda a acentuar o sabor do outro.

No caso de Café com Queijo, seguem algumas dicas, pois assim como o vinho, o tipo de café pode te fazer feliz na harmonização ou deixar você extremamente decepcionado.

Dicas de harmonização com café.

Se você gosta de queijos mais macios como muçarela de búfala, ou cremosos como brie, ricota, a harmonização é garantida com café 100% arábica. Aqui sugiro um Catuaí Vermelho do Casa Café Grãos, produzido na cidade de Natércia, Sul de Minas pelos produtores Felipe Lopes e Thiego Bernardes da fazenda Santa Catarina. Com este tipo de grão e esses deliciosos queijos, a combinação é garantida.

Harmonização de café com queijo. Fonte: Pinterest

Já falamos aqui também sobre os tipos de café. Falamos que existem cafés Robusta de excelente qualidade, e esse tipo de café, que é mais intenso, com maior teor de cafeína que o arábica, combina perfeitamente com queijos semiduros, como estepe, ementhal e até com queijo de cabra. Se for um blend de arábica e robusta a harmonização vai fazer explodir um terceiro sabor em sua boca.

Se você gosta de queijos de mofo, em especial os de mofo azul como gorgonzola, o café ideal para essa harmonização é um café mais encorpado. Aqui você pode se surpreender com um Bourbon Amarelo, esse café vai amenizar a gordura do queijo e deixar você maravilhado com a combinação.

Mas como fazer a harmonização de forma correta?

Geralmente uma pequena porção de água com gás é servida junto com um verdadeiro espresso e neste caso de harmonização, é ideal fazer o mesmo processo com cafés filtrados: leve a água até sua boca e faça um pequeno bochecho para limpar a papilas e em seguida beba um pouco de café.

Sinta o aroma, as notas deste café em sua boca, e em seguida coma um pequeno pedaço de queijo. Sinta o sabor do queijo, o sal, a gordura. Sua boca vai salivar, e em seguida mais um gole de café para fechar com maestria essa combinação.

Espero que tenham gostado, brinquem com outros queijos, outros cafés, tente achar a melhor harmonização para você.

O que vale na vida é a experiência. Prove novos sabores. A harmonização ideal é ser feliz com o que está ao nosso alcance, mas se tiver uma xícara de café, a felicidade está quase completa.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.