Ana Paula Dahlke

Jornalista e editora-chefe do Economia SC.


Ana Paula Dahlke Compartilhar
Ana Paula Dahlke

Startup de Florianópolis lança aplicativo que democratiza o acesso da população a consultas e exames

Sarar disponibiliza descontos na rede particular de saúde, sem o paciente precisar pagar mensalidade ou taxas, e de forma 100% digital

• Atualizado

Por

Crédito das fotos: Daniel Babinski/Divulgação
Crédito das fotos: Daniel Babinski/Divulgação

Uma novidade está facilitando o acesso da população a clínicas, consultórios odontológicos e laboratórios particulares na Grande Florianópolis – democratizando o acesso à saúde de qualidade. A startup Sarar Saúde, associada da ACATE, acaba de lançar o seu aplicativo, cuja meta é atingir até 70% de desconto nos valores dos atendimentos. Há dois grandes diferenciais em relação ao que existe no mercado hoje: não há cobrança de mensalidade ou taxa para o paciente e todo o processo é 100% digital.

A pessoa paga somente a consulta ou exame diretamente para a clínica ou laboratório na hora do atendimento. “O objetivo é facilitar o acesso à saúde por parte da população que não tem condições de manter um plano de saúde e nem de pagar pelo valor cheio do sistema particular”, afirma o Diretor Comercial (CCO) da empresa, Ricardo Sempre Bom. A Sarar já possui mais de 10 mil usuários cadastrados, que têm acesso a mais de 40 especialidades para consultas médicas, mais de 300 exames de laboratório, cerca de 40 de imagem, além de dentistas.

Tudo é feito de forma ágil, simples e segura – e com muita inovação e tecnologia. Basta baixar o app da Sarar no celular (Google Play ou Apple Store) ou acessar o site no computador (é preciso conceder a localização) fazer um rápido cadastro (somente nome, e-mail e telefone) e buscar a especialidade/exame desejado. Os estabelecimentos aparecem por ordem de proximidade, com o valor da consulta e do desconto, sendo possível fazer pesquisa de valores. Além disso, são informados os dias e horários em que há atendimento nas especialidades.

Daí, é só entrar em contato com a clínica (exclusivamente via chat) e agendar a consulta. O usuário pode inclusive fazer marcações para outras pessoas que não estejam cadastradas no aplicativo, sem limite de quantidade. O processo é 100% digital, automatizado e on-line, o que garante mais agilidade para o paciente.

Para as clínicas, a vantagem é que o sistema não utiliza telefones, eliminando assim o risco de perder pacientes por linhas ocupadas, e é possível atender até 10 pessoas simultaneamente. “A Sarar chega com um modelo de negócio disruptivo, em um mercado tradicional, onde há uma demanda reprimida. Estamos focando nas principais necessidades de pacientes e clínicas e trazendo soluções tecnológicas para todos”, explica Ricardo.

Por todas essas vantagens e inovações, já há vários parceiros credenciados em Florianópolis, Palhoça e São José, e o objetivo da empresa é ampliar ainda mais a rede até o final do ano. O app da Sarar tem ainda o intuito de fomentar os negócios para as clínicas e laboratórios – que não pagam nada para aderir. São diversas as vantagens como: facilidade para a marcação de consultas e exames, recebimento imediato do valor pago pelo paciente e o incremento do número de atendimentos particulares.

O aplicativo conta com sistema de geolocalização, em que os estabelecimentos ficam visíveis para os pacientes próximos que procurarem as especialidades atendidas. A Sarar também investe em estratégias avançadas de marketing para atrair novos pacientes constantemente. Por tudo isso, a empresa se destaca entre as healthtechs (startups do setor de saúde) existentes no país, que vêm surgindo para reduzir os custos para os pacientes e clínicas.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×