Professora da UFSC é a primeira mulher eleita para presidir a Sociedade Brasileira de Física
Débora Menezes é docente da UFSC desde 1992 e simultaneamente às atividades de ensino e pesquisa, ela se dedica ativamente à divulgação científica
• Atualizado
A professora Débora Peres Menezes, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a maior sociedade científica, em número de sócios, do Brasil.
Com isso, ela se tornou a primeira mulher eleita para o cargo na organização. Antes dela, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Belita Koiller, foi eleita vice-presidente e assumiu a presidência por um período, em 2016, quando o então presidente, Ricardo Galvão, deixou o cargo para assumir a diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Débora possui graduação em Física (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela mesma instituição, doutorado pela University of Oxford, na Inglaterra e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, Portugal, além de estágio sênior pela Sydney University (Austrália) e pela Universidade de Alicante (Espanha). Desde 1992, é docente da UFSC.
Simultaneamente às atividades de ensino e pesquisa, ela se dedica ativamente à divulgação científica. Ela é responsável pelo canal do Youtube Mulheres na Ciência, que busca levar ao público diversos tópicos científicos de forma descomplicada e objetiva por meio de filmes curtos produzidos e protagonizados por cientistas e estudantes mulheres.
Texto: UFSC
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO