Ana Paula Dahlke

Jornalista e editora-chefe do Economia SC.


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Como a CloudPark está se tornando referência na gestão de estacionamentos

A empresa conta com um portfólio completo de produtos para integração de gestão

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Foto: Divulgação
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No mercado desde 2016 e evoluindo desde então para se tornar referência na gestão de estacionamentos. A empresa conta com um portfólio completo de produtos para integração de gestão, como cancelas, totens de autopagamento, sensores “sem parar”, painel de controle de vagas, além de controle em tempo real dos números de vagas. E não para por aí.

Uma das mais recentes soluções lançadas pela CloudPark, de Blumenau, foca na gestão financeira dos estabelecimentos que utilizam a tecnologia criada pela empresa. Trata-se do CloudPay, uma conta digital que pretende otimizar o fluxo de cobranças e pagamentos dos clientes.

“Nós lançamos recentemente a nossa conta digital, que facilita totalmente a gestão financeira do estacionamento e uma funcionalidade recente que agiliza pagamentos em estacionamentos privados é o PIX integrado. Os clientes de estacionamento privados podem fazer o pagamento do estacionamento com a leitura de um QRCode, ganhando a liberação instantânea do veículo, por conta da integração entre sistemas e cancelas. Esse é um diferencial importante e agiliza muito a rotina dos usuários, além de proporcionar uma experiência ainda melhor ao cliente final”, conta Johnny Brandt, CEO da CloudPark.

A solução funciona no modelo pay for use e é modular, que pode ser contratada junto ao sistema de gestão de estacionamentos da empresa. Para o consumidor final, o aplicativo permitirá a recarga de crédito e pagamento do estacionamento via QR Code, dispensando o uso de cartão físico ou ticket impresso, tornando a experiência totalmente digital. 

UMA IDEIA QUE AMADURECEU COM O STARTUP WEEKEND

O empresário conta que a startup surgiu a partir de uma demanda específica do mercado, que ainda não existia em Santa Catarina:

“Na época tínhamos outra empresa que trabalhava com outro foco, mas começamos a receber várias demandas voltadas aos estacionamentos. Não era nossa especialidade, mas buscamos soluções no mercado, tentamos parceria com empresas de São Paulo, entre outros fornecedores, mas tivemos um retorno negativo. Essas empresas não tinham intenção de vir para cá, e foi nesse momento que vimos que tinha potencial. Contratamos um desenvolvedor  para criar um software, porém, a gente não tinha nenhuma experiência no mercado, então mesmo com o software desenvolvido, ele era muito limitado porque foi criado baseado no nosso conhecimento da época. Em 2016, teve um evento na cidade, o Startup Weekend, eu participei, levei a minha ideia e acabei me conectando com o Renato Lorenzi, hoje CTO da empresa. Fomos trocando algumas “figurinhas”, trabalhando em outros projetos até evoluir para a solução de gestão de estacionamentos que hoje é o segmento da CloudPark”.

Fato é que a tecnologia está contribuindo para que o dia a dia das pessoas, principalmente as que vivem em uma rotina mais agitada, seja mais prática. A gestão automatizada de estacionamentos é um dos exemplos. 

“Cada vez mais o estacionamento com gestão e digitalização é um diferencial de mercado. Essa visão podemos encaixar em todos os perfis de estacionamentos: aquele que atende uma faculdade, hospital, mercado ou hotel. Todos eles têm necessidade de ser mais atraentes. Hoje o mercado de estacionamento tem que se profissionalizar, e trazendo isso para os estacionamentos rotativos, normalmente ele está em grandes centros, ele tem um fluxo grande, e essa rotatividade tem que ser grande e fluida. O objetivo é que as pessoas tenham uma experiência, e não fiquem lá tirando papelzinho”, complementa. 

Um dos principais diferenciais da CloudPark é que essa gestão os clientes conseguem fazer de qualquer lugar.

“Por exemplo: tem um cliente nosso que faz as operações dele no Recife e de lá ele cuida das operações de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Antigamente isso não era possível, o cliente precisava mandar foto do faturamento ou acessar uma ferramenta muito precária e isso dificultava a expressão do negócio. Por conta disso, a proposta que trouxemos para o mercado é voltada à tecnologia, mas principalmente que essa tecnologia traga resultado efetivo na experiência do usuário”, exemplifica.

FOCO EM MAIS INOVAÇÃO

A empresa inaugurou recentemente um escritório no Centro de Inovação Blumenau (CIB). A novidade engloba a aproximação com o ecossistema e o propósito de poder se destacar ainda mais no setor em que atua a partir dessas conexões.

“Continuamos com a nossa sede no bairro Garcia e ampliamos para o CIB, afim de conseguir atender todas as demandas necessárias. É um ambiente propício para o networking no universo da inovação”. 

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