×
×

Escolha sua região:

Terça-feira, 30 de novembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Ana Paula Dahlke
MENU
BUSCAR
Ana Paula Dahlke
publicidade
block/single-columnist/block-title

Ana Paula Dahlke

Jornalista e editora-chefe do Economia SC.

[email protected]
block/article/header
Ana Paula Dahlke Compartilhar

Ana Paula Dahlke

Aliança Francesa traz para Blumenau a exposição “Brasil e França: uma relação de 500 anos”

Mostra cultural ficará aberta à visitação de 30 de novembro a 15 de janeiro, no Mausoléu Dr. Blumenau.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Aliança Francesa traz para Blumenau a exposição “Brasil e França: uma relação de 500 anos”
Foto: Divulgação

A Aliança Francesa Blumenau, em parceria com o Consulado Honorário da França em Florianópolis e a Aliança Francesa Florianópolis, traz para a cidade na próxima semana a exposição “Brasil e França: uma relação de 500 anos”. De 30 de novembro a 15 de janeiro, no Mausoléu Dr. Blumenau, o público poderá conferir a mostra que retrata os cinco séculos de ligação entre os dois países, que atinge pessoas em diversas atividades, na imaginação, na inteligência e no empreendedorismo, tanto brasileiro quanto francês. A abertura, às 20h, contará com a presença do cônsul honorário da França, Jean Victor Martin.

A exposição reúne uma série de 50 painéis com textos e fotos cedidos pela Editora Conteúdo (São Paulo) e compilados num livro editado em 2009, a pedido da Câmara de Comércio Franco-Brasileira, por ocasião do Ano da França no Brasil. Coordenador da mostra, o cônsul honorário da França explica que o conteúdo da exposição abrange artes em geral, ciências e tecnologias, educação e saúde pública, comércio, indústria, pesquisa e proteção ambiental. “Esses são campos nos quais se desenvolveu uma admirável parceria franco-brasileira, desde os primeiros navegadores do século XVI até os empreendedores da nossa época”, destaca.

Na visita, o público poderá descobrir algumas curiosidades relacionadas aos catarinenses, como por exemplo, o fato de que o pintor Victor Meirelles viveu vários anos na França (e na Itália) graças a uma bolsa de estudos oferecida pelo Imperador Dom Pedro II. Haverá também uma menção à relação entre a França e o Dr. Hermann Blumenau, que no ano de 1867 recebeu um certificado na Exposição Universal de Paris pelo sucesso e prosperidade da colônia. A colônia Blumenau participou com vários produtos e conquistou 12 prêmios.

Os painéis trazem muitos outros fatos interessantes que associam a França ao Brasil. Em um deles, os visitantes poderão saber por qual motivo o aviador Alberto Santos Dumont foi a origem da chegada do primeiro veículo Peugeot no Brasil. E ainda entender fatos históricos, como as ligações entre a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira.

SERVIÇO
Exposição “Brasil e França: uma relação de 500 anos”
No Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Abertura dia 30 (terça-feira), às 20h. Visitação até 15 de janeiro, diariamente, das 10h às 16h


>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

block/article/tags
query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news