Efapi reúne mais de 200 vacas leiteiras em competição de genética e produtividade
Competição reúne 214 animais das raças Jersey e Holandesa
• Atualizado
O julgamento de vacas das raças Jersey e Holandesa será o destaque desta sexta (17) e sábado (18) na Efapi do Brasil, em Chapecó. A competição, realizada no Parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi, reúne 214 animais.
A competição, conduzida por um juiz oficial, segue programação dividida entre os dois dias: nesta sexta (17), o julgamento do gado jovem da raça Holandesa começa às 9h, seguido pelo gado jovem da raça Jersey, às 14h. No sábado (18), às 9h, será a vez dos animais em lactação da raça Holandesa, e às 14h, o julgamento das vacas em lactação da raça Jersey.
Critérios e avaliação
As vacas serão avaliadas com base em critérios que medem conformação funcional, estrutura corporal, úbere, pernas e pés, equilíbrio, harmonia e capacidade leiteira. O objetivo é reconhecer animais que reúnam beleza funcional, produtividade e longevidade, reforçando o padrão genético das raças participantes.
Nesta edição, estão inscritos 116 animais da raça Jersey e 98 da raça Holandesa, totalizando 214 bovinos que serão apresentados ao público. Além dos julgamentos de gado leiteiro, a programação agropecuária da Efapi inclui o julgamento de ovelhas, no sábado (18), e o julgamento dos mini-horses, no domingo (19).
Importância para o setor
O secretário de Agricultura e coordenador do Agronegócio, Mauro Zandavalli, destaca o papel da feira no fortalecimento da pecuária regional.
“O melhoramento genético das raças expostas aqui na Efapi dissemina conhecimento e eleva a qualidade do rebanho. Chapecó se beneficia diretamente, recebendo animais que agregam valor ao nosso plantel”, afirmou.
Já o presidente da Efapi do Brasil, Felipe Balzan, ressaltou a relevância do julgamento para os produtores e o público.
“O julgamento das raças Jersey e Holandesa é um dos momentos mais aguardados do setor agropecuário da Efapi, pois reflete o compromisso dos produtores com a excelência genética, inovação e o que há de melhor em qualidade e produtividade leiteira”, afirmou.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO