Efapi do Brasil traz pela primeira vez Clube da Bezerra à feira
Ação incentiva crianças e adolescentes a participarem das atividades leiteiras e da pecuária
• Atualizado
Pela primeira vez, o Clube da Bezerra integrou a programação da Efapi do Brasil, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A feira termina neste domingo (19).
Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a se envolverem com a produção leiteira e as atividades do campo, o Clube da Bezerra promoveu a união da tradição, aprendizado e emoção, aproximando as novas gerações com o agronegócio.
O pequeno Rafael Fachini, de apenas três anos, de Arvoredo, também no Oeste de Santa Catarina, foi um dos participantes que encantaram o público. Com o auxílio do pai, ele conduziu uma bezerra durante o desfile.
“É importante para nós esses momentos, é emocionante, pois queremos que eles sigam os nossos passos”, afirma Cleomar Facchini, que possui 70 animais na propriedade e conta com o apoio da esposa, Mariana, e do filho mais velho, Davi Luiz, de 12 anos, que também participou da atividade. “Eu gosto de participar e ajudar em casa”, destaca Davi.
Fortalecimento do campo
Ao todo, 20 participantes — entre crianças e adolescentes — participaram do desfile e julgamento das bezerras. Conforme o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), Enedi Zanchet, todos foram vencedores e receberam um brinde de participação.
“Estamos preparando nossos jovens para o futuro, queremos que eles tenham amor pelo agro. A iniciativa busca fortalecer a tradição rural e valorizar a continuidade das atividades no campo, com pais e filhos juntos na pista, garantindo que as próximas gerações deem sequência ao legado do agronegócio”, destaca Zanchet.
O secretário de Agricultura de Chapecó e coordenador do setor de Agronegócio, Mauro Zandavalli, avaliou positivamente a experiência.
“Esse ano pela primeira vez, aconteceu o Clube da Bezerra. É uma atividade que sempre existe em outras feiras e aceitamos o desafio para trazer a Efapi. Foi uma festa fantástica. As crianças e adolescentes, a partir de cinco anos, puxando um animal, já trazendo no seu DNA o gosto pelas ações do campo, então premiou com êxito”, destaca.
Geração e amor pelo campo
A produtora Naise Talita Turati, da cidade de Descanso, levou 10 animais para exposição, e os filhos também participaram do Clube da Bezerra.
“Queremos passar de geração em geração a atividade, já atuamos no setor há 40 anos. Antônio, de 10 anos, e Neomar, de sete anos, desde crianças estão participando das atividades e incentivamos para dar continuidade às atividades da propriedade que iniciaram com o avô”, relata, orgulhosa pela participação dos filhos.
Para o presidente da Efapi do Brasil, Felipe Balzan, o Clube da Bezerra simboliza o futuro do agronegócio.
“Ver as crianças participando desse momento é a garantia de que a sucessão ocorre e que é possível manter a atividade no campo com responsabilidade, dedicação e muita alegria”, descreve.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO