Efapi do Brasil recebe pela primeira vez o Campeonato Nacional do Mini-Horse
O campeonato avalia a proporcionalidade de corpo, altura, comprimento, aprumos, musculatura e harmonia geral do animal em relação ao padrão da raça
• Atualizado
O 21º Campeonato Nacional do Mini-Horse estreou com sucesso na Efapi do Brasil 2025, neste domingo (19), reunindo 12 expositores de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao todo, 36 animais participaram da competição inédita em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, realizada no último dia da feira, encantando o público com a beleza e a docilidade dos pequenos equinos no espaço do Mini Mundo Animal.
Essa foi a primeira vez que o concurso oficial da raça Mini-Horse aconteceu em Chapecó, marcando a entrada da Efapi no calendário nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Mini-Horse. O evento consolidou a feira como um importante palco de fomento e divulgação da espécie no Sul do país.
Segundo o juiz Rogério Andrade Pinto Ramalho, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), o julgamento foi feito por método comparativo, separando machos e fêmeas e classificando os animais por idade.
São avaliados a proporcionalidade de corpo, altura, comprimento, aprumos, musculatura e harmonia geral do animal em relação ao padrão da raça. Ramalho destacou ainda o crescimento do interesse pelo Mini-Horse no Brasil.
“O Mini-Horse existe desde 2002, mas nos últimos cinco anos o mercado tem se aquecido, muito por conta de eventos, inclusive como a Efapi. Além de competições, o Mini-Horse tem se tornado cada vez mais um animal de companhia, muito procurado por famílias e crianças que vivem em chácaras ou fazendas”, destacou.
O secretário de Agricultura e coordenador do Agronegócio da Efapi, Mauro Zandavalli, comemorou o sucesso da estreia.
“O Mini Mundo Animal foi uma experiência exitosa, uma sugestão do prefeito João Rodrigues que nós acatamos. Hoje coroamos essa participação com o julgamento dos Mini-Horse, algo inédito em Chapecó. A visitação foi uma das melhores e, na próxima edição, vamos ampliar ainda mais o espaço para essa atração que encantou o público”, afirmou.
Campeões da competição
Entre os destaques do campeonato, o criatório Avaré, de José Bastos Cruz Sobrinho e Filhos, de Avaré (SP), conquistou grande parte dos títulos, incluindo o de Campeão da Raça Jovem com Avaré Xicory e Campeã da Raça Adulta com Avaré Princess.
Outros premiados vieram do Rio Grande do Sul, como o criatório Vivenda do Sarandí, de Santana do Livramento, e de Santa Catarina, reforçando o caráter interestadual do evento.
Com o sucesso da estreia, a expectativa é de que a raça Mini-Horse retorne à próxima edição da Efapi com ainda mais criadores e exemplares, consolidando o espaço do Mini Mundo Animal como uma das atrações mais queridas do público.
Leia Mais
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO