Efapi Compartilhar
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Efapi do Brasil 2025 apresenta raça de caprinos Boer pela primeira vez

Raça Boer vem sendo difundida entre criadores

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/Efapi
Foto: Divulgação/Efapi

Visitantes que passaram pela Efapi do Brasil encontram expositores de caprinos, com três raças em destaque: Boer, Saanen e Anglo-Nubiana.

Pela primeira vez na feira, o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Boer, Airton Fabrício, proprietário da Cabanha Vitória, de Irani (SC), trouxe exemplares da raça Boer.

Segundo ele, a raça é específica para corte e reconhecida mundialmente por sua carne nobre, altamente digestiva, rica em proteínas e ácidos graxos, com baixo teor de gordura saturada. A carne do caprino Boer é comparada à do peixe e considerada uma das mais saudáveis do mundo.

“A demanda por animais tanto para genética quanto para carne cresce a cada ano, e frigoríficos estão cada vez mais interessados em abates para oferecer esse produto diferenciado no mercado”, comentou.

Segundo Airton, o Sul do Brasil vem se destacando na produção de animais de origem pura, reprodutores e matrizes, que são enviados para outros estados, incluindo o Nordeste, que concentra o maior rebanho do país.

  • Santa Catarina se destaca na criação de caprinos e apresenta raças na Efapi do Brasil 2025 (1)
  • Santa Catarina se destaca na criação de caprinos e apresenta raças na Efapi do Brasil 2025 (1)
  • Santa Catarina se destaca na criação de caprinos e apresenta raças na Efapi do Brasil 2025 (1)

Grande número de criadores de caprinos em SC

Conforme o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Boer, todos os municípios de Santa Catarina possuem caprinos, de leite ou de corte, totalizando aproximadamente 13 mil animais, segundo o censo de 2022.

A raça Boer, em particular, vem sendo difundida entre criadores, especialmente pela qualidade da carne, enquanto os animais apresentam crescimento rápido, rusticidade e excelente desempenho reprodutivo.

Para a próxima edição da feira, Airton projeta a realização de um julgamento da raça Boer em um campeonato Sul brasileiro.

“Estamos muito satisfeitos com a estrutura que encontramos na Efapi e queremos participar da próxima edição, inclusive com a possibilidade de realizar o julgamento de animais Boer em um campeonato Sul brasileiro. Recebemos um público grande nos primeiros dias da feira, interessado em conhecer mais sobre o caprino Boer, o que é fundamental para os criadores e expositores”, destaca.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.