Efapi 2025 promete ser a maior da história com novos pavilhões e foco e inovação
O Efapi começou em 1967, como uma celebração dos 50 anos da Chapecó
• Atualizado

De um sonho nascido há quase seis décadas, a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, Efapi, chega à sua 22ª edição em 2025 consolidada como um dos maiores eventos multissetoriais do Sul do Brasil.
O Efapi começou em 1967, como uma celebração dos 50 anos do município idealizada por Dr. Valmor Ernesto Lunardi, hoje é uma vitrine de negócios, tecnologia, cultura e inovação que movimenta toda a economia regional.
Uma trajetória de evolução
Desde a primeira edição, a Efapi cresce com Chapecó. Em 1973, a feira ganhou cobertura nos pavilhões, já em 1976, fortaleceu parcerias com a Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó (ACIC) e comissão de dirigentes logistas (CDL). Em 1979, incorporou shows e rodeios à programação para aproximar o público e transformar a feira em um grande evento popular.
A década de 1980 trouxe mais avanços, com espaço para agricultura familiar, modernização de acessos. Em 1985, as primeiras transmissões por rádio e TV.
Nos anos 1990 a Efapi focou em geração de negócios, participação recorde de indústrias catarinenses e público vindo de todo o país. Em 1999, o evento já se destacava como o maior multissetorial da Região Sul, e, em 2001, a tecnologia entrou de vez no DNA da feira.
Internacionalização e inovação
Efapi abriu as portas para o mundo, com rodadas de negócios com países do Mercosul. Em 2005, a agroindústria familiar ganhou protagonismo e os estandes começaram a se transformar em espaços de convivência e experiência.
Já em 2007, vieram os investimentos em infraestrutura elétrica e segurança, além de espaços temáticos voltados à juventude e à inovação.
Na virada da década, a Efapi firmou sua identidade como evento de negócios, cultura e integração regional. A 20ª edição, em 2017, bateu recordes de volume comercializado e público, com estandes de alto padrão e grandes shows nacionais.
Efapi 2025, o futuro em construção
Agora, com Felipe Balzan na presidência, a 22ª edição da Efapi promete surpreender. O evento é estratégico para os setores que sustentam a economia chapecoense, da agroindústria à tecnologia, e amplia sua estrutura com novos pavilhões e áreas de exposição.
Mais do que uma feira, a Efapi 2025 será um espaço de conexão entre tradição e futuro, reunindo inovação, negócios, cultura e entretenimento em um só lugar.
Ao longo de 58 anos, a Efapi foi conduzida por lideranças que ajudaram a moldar a história. De Valmor Ernesto Lunardi, em 1967, até Felipe Balzan, em 2025, cada presidente deixou sua marca, sempre com o mesmo propósito de fortalecer Chapecó como referência regional e nacional em desenvolvimento.=
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO