Com 24 horas de competição, Efapi do Brasil abre Torneio Leiteiro
A premiação do torneio ocorre no sábado (18), às 17h
• Atualizado
A Efapi do Brasil, em Chapecó, deu largada nesta quinta-feira (16) a uma competição que promete evidenciar genética, manejo e produção. O Torneio Leiteiro teve início às 6h e se estenderá por 24 horas, encerrando às 6h, da sexta-feira (17).
O modelo da competição prevê ordenhas em horas específicas, totalizando quatro coletas distribuídas ao longo da disputa. Confira:
Quinta-feira (16)
- 06h — 1ª ordenha (esgota);
- 14h — 2ª ordenha;
- 22h — 3ª ordenha.
Sexta-feira (17)
- 06h — 4ª ordenha.
Critérios
No torneio leiteiro, as vacas selecionadas para competição são submetidas a coletas sucessivas, e os resultados dão base para premiações que vão além da quantidade de leite produzida.
Serão considerados critérios técnicos, como qualidade e conformidade do leite, para compor a avaliação final. A premiação do torneio ocorre no sábado (18), às 17h, na pista de julgamento do pavilhão dos bovinos.
Força genética
Felipe Balzan, presidente da Comissão Central Organizadora da Efapi do Brasil, ressaltou o entusiasmo com a realização do torneio.
“Queremos que essa competição seja um reflexo da força genética do setor leiteiro de Chapecó e região, evidenciando o manejo de excelência, a qualidade do leite e o talento dos nossos produtores. Além disso, é uma oportunidade para que o público acompanhe de perto uma mostra que une técnica, tradição e o potencial do agronegócio local”, destaca.
De acordo com o secretário de Agricultura e coordenador do Agronegócio, Mauro Zandavalli, a evolução da produtividade leiteira é algo perceptível.
“Antigamente, as vacas produziam cerca de 30 litros. Hoje, chegam a 80 litros por dia. É uma diferença impressionante”, comentou. O público pode acompanhar de perto todas as atrações do setor. O portão 3, exclusivo do agropecuário, está aberto todos os dias a partir das 9h da manhã. “Queremos que as famílias venham visitar e conhecer esse espaço tão importante da feira”, concluiu Zandavalli.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO