Bezerro Limousin nasce na Efapi do Brasil 2025 e vira atração do setor agropecuário
O animal, que pesa cerca de 38 quilos, é da Fazenda Deon, de Concórdia (SC)
• Atualizado
Um nascimento especial marcou o primeiro dia da Efapi do Brasil 2025. Por volta das 3h desta sexta-feira (10), o primeiro bezerro da raça Limousin veio ao mundo no Parque Tancredo Neves, em Chapecó. O animal, que pesa cerca de 38 quilos, é da Fazenda Deon, de Concórdia (SC).
A mãe, uma vaca de apenas dois anos, teve um parto tranquilo, acompanhado pelo peão Ronaldo Mendes, da Fazenda Riqueza, de Bandeirante (SC), também expositor na feira. “Fui ajudar a pedido do proprietário do animal, que estava um pouco preocupado, e no final deu tudo certo com o nascimento do bezerro”, contou Mendes, que relatou que o parto durou cerca de 15 minutos após o rompimento da bolsa.
Raça de origem francesa e alto valor na pecuária
De origem francesa, a raça Limousin é conhecida pela musculatura desenvolvida, excelente rendimento de carcaça e por atingir mais de 1.000 quilos na fase adulta. É considerada uma das raças mais valorizadas na pecuária de corte.
A proprietária da Fazenda Deon, Fernanda Deon, comemorou o nascimento. “Essa foi a primeira vez que nasceu um bezerro da nossa fazenda durante uma feira. Ficamos muito felizes que tudo correu bem com o parto. Agora estamos pensando no nome que vamos dar para esse macho”, disse.
O diretor de Agricultura de Chapecó, Gilson Pagliosa, também acompanhou a notícia logo nas primeiras horas da manhã e aproveitou para fazer uma sugestão bem simbólica. “É uma alegria ter nascido um animal durante a feira. Como os proprietários ainda não decidiram o nome do bezerro, sugeri ‘Chapecó’. Eles estão abertos a sugestões”, comentou.
Atração do setor agro da Efapi
O nascimento do bezerro se tornou uma das primeiras atrações do setor agropecuário da Efapi do Brasil 2025, que reúne criadores e expositores de todo o Sul do país.
Ao todo, mais de 400 animais de grande porte devem passar pela 22ª edição da feira multissetorial, reforçando o protagonismo do agronegócio dentro do evento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO