Delas Summit 2025 destaca ação de mulheres 50+ no meio empreendedor
Evento protagoniza movimento da economia prateada
• Atualizado
A economia prateada, ação das mulheres 50+ no meio empreendedor, é um dos destaques do Delas Summit 2025, que acontece em Florianópolis.
O evento idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai acontecer entre os dias 30 e 31 de outubro, no CentroSul, promete evidenciar a importância dessa vertente do empreendedorismo feminino, em Santa Catarina e no Brasil.
Economia prateada
Economia prateada ou silver economy é, de acordo com o Sebrae, um “mercado voltado às pessoas acima dos 50+ que movimenta trilhões de dólares no mundo”.
Esta economia vem crescendo no Brasil, sendo aproximadamente 2,7 milhões de mulheres, com 55 anos ou mais, a empreender no país.
Santa Catarina também cresce nos números desta economia, com 67,33 mil mulheres acima dos 55 anos que são donas do próprio negócio. Número que representa 30,72% do total das mulheres empreendedoras no estado.
A coordenadora do Sebrae Delas em Santa Catarina, Marina Barbieri comentou sobre essa vertente do empreendedorismo feminino, e a importância da mudança cultural que ele causa:
“Essas mulheres estão mostrando que a maturidade é sinônimo de potência e inovação. Elas trazem bagagem, sensibilidade e propósito, atributos fundamentais para um empreendedorismo mais humano e sustentável. O Sebrae Delas tem atuado justamente para fortalecer essa rede de apoio, oferecendo capacitação, inspiração e conexões que impulsionam novos ciclos de vida e de negócios”, disse Marina.
Exemplo que inspira

A empreendedora e fisioterapeuta, Carmen Rita é um exemplo a ser seguido pelas mulheres 50+ que querem integrar a economia prateada.
Carmen explicou um pouco dos desafios que passou até conseguir se estabelecer no meio empreendedor 50+.
“O que me motivou foi a vontade de viver com propósito, liberdade e significado. Depois de tantos anos dedicada à fisioterapia e ao Pilates, percebi que ainda havia muito por fazer, não apenas no cuidado com o corpo, mas no fortalecimento da mente e do espírito. Aos 50, a maturidade trouxe clareza: eu não queria apenas atender, queria transformar vidas”, comentou.
A fisioterapeuta expressou os desafios que essa nova jornada pode trazer, mas garantiu que o apoio e a conexão com outras mulheres fazem toda a diferença.
“Muitas vezes, somos questionadas não pela capacidade, mas pela idade. Também há o medo do novo, da tecnologia e das mudanças rápidas. Mas quando nos conectamos a outras mulheres e buscamos capacitação, tudo muda. O Sebrae tem um papel essencial nisso, com ferramentas e acolhimento para transformar sonhos em negócios sustentáveis”, disser a empreendedora.
Antes de finalizar, Carmen citou que a idade serve como um ‘bônus’ nessa área: “A maturidade nos dá visão estratégica, empatia e discernimento emocional. Aprendemos a ouvir mais e decidir com base na experiência. Isso faz toda diferença na gestão de pessoas e na criação de um ambiente de trabalho humano e inspirador”, completou.
Nas palavras da fisioterapeuta: “A vida não termina quando os ciclos mudam, ela se reinventa quando a gente escolhe recomeçar”.
Delas Summit 2025
O Delas Summit 2025 é uma iniciativa idealizada pelo Sebrae de Santa Catarina. Com o objetivo de reunir mulheres empreendedoras de todos os meios. O evento é considerado o maior de empreendedorismo feminino do sul do Brasil e já acontece em diversas regiões do país.
A edição deste ano acontece entre os dias 30 e 31 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis. E pretende receber mais de 6 mil mulheres, 120 palestrantes e 300 expositoras que irão compor o evento.
Leia Mais
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO