Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Colunistas Compartilhar
Maria Ester

Nada como uma boa noite de sono

Dormir bem está diretamente ligado à disposição e produtividade.

• Atualizado

Por

Dormir bem também faz toda a diferença para vocês? Eu digo na prática mesmo, sentem os benefícios daquele sono pesado, duradouro? Para mim, é dito e feito! Se eu durmo bem, meu dia rende muito. E a ciência explica. O otorrinolaringologista Márcio Freitas conta que a pessoa que não atinge os estágios profundos do sono, por quase despertar inúmeras vezes, não descansa, o que atrapalha a concentração e as tarefas no dia seguinte.

O especialista ainda explica que o sono serve como uma limpeza para o cérebro. “Ele tem uma atividade intensa durante o dia e requer uma manutenção à noite. Não só o cérebro como todo o corpo, sendo uma maneira de recompor o organismo durante as horas em que uma pessoa dorme”.

Existem dois transtornos noturnos que podem atrapalhar os bons sonhos: ronco e apneia. “O ronco sozinho não é problema, só que, muitas vezes, está associado à apneia noturna, que é quando a pessoa para de respirar por alguns minutos”, explica o médico. Mas, como a respiração está no automático durante o sono, o cérebro é quem controla. “Quando se tranca a respiração, começa a faltar oxigênio no sangue. O organismo responde a isso e libera adrenalina, fazendo com que a pessoa acorde. Nem sempre ela vai despertar, é um quase acordar. Isso pode acontecer várias vezes durante a noite”.

E muita gente não sabem nas os distúrbios do sono podem estar ligados à rinite, adenoide – conhecida também como carne esponja -, ou amídala grande, principalmente nas crianças. E o doutor Márcio reforça que quantos antes diagnosticado, melhor vai ser o tratamento.

Já no caso dos adultos, a rinite que causa o ronco é tratada com medicamentos. Além disso, quando a pessoa possui desvio de septo ou alterações na anatomia, como é o caso do palato mole mais extenso, local da “campainha”, é preciso intervenção cirúrgica. O médico ainda explica que há ainda outros fatores, como a pessoa estar acima do peso, em que é recomendado dieta e alternativas para perder os quilos a mais, ou, se a apneia é prolongada durante a noite, indica-se o uso de um aparelho específico que auxilia na respiração noturna.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.